Após a segunda qualificativa para a grande Final do FEI Children´s International Classics na quinta-feira, 31/1, em Avándaro, Valle de Bravo, no México, ficou definida a lista dos jovens talentos, entre 12 e 14 anos, que disputam o título mundial nesse sábado, 2/2.
As representantes do Brasil, Maria Julia de Barros Gubeissi e Victoria Ribeiro de Mendonça concorrem na "Farewell competition". Com a queda de Victoria na primeira qualificativa e apenas um derrube na segunda, e Julia que zerou a primeira e caiu na segunda, na entrada do triplo de nº 9a, ambas ficaram fora da final. Mas, sem dúvida, vale a experiência internacional e o contínuo aprimoramento técnico.
Maria Julia e Victoria, respectivamente, campeã e vice na seletiva brasileira do evento, honram as cores do Brasil no FEI Children´s International no México; imagem: cedida
A amazona francesa Camille Conde Ferreira com Black Jump foi a vencedora da 2ª qualificativa, superando demais 14 concorrentes no desempate, sem faltas, em 28s36. Logo atrás, a 2ª e 3ª colocação foi para os jovens talentos do México Juan Pablo Gaspar com Blue Dream e Uriel Sosa com Zoltan, que zeraram em 28s39 e 28s81.
Camila, Juan e Uriel no pódio da segunda qualificativa; foto: montando.com
Fique por dentro do evento
A cada ano a seletiva tem a seguinte estrutura: os concorrentes saltam dois dias de provas com dois percursos distintos por prova. As pistas são idênticas às aplicadas em seletivas por todo mundo. A classificação final se dá pela soma das penalidades dos quatro percursos e a soma dos tempos dos segundos percursos de cada dia. Habilitam-se à Final 16 conjuntos do país anfitrião e os melhores 16 conjuntos a nível mundial. Cada país tem direito a levar no máximo dois representantes. Todos finalistas estrangeiros saltam com cavalos cedidos pela organização.
Ana Williams, representante da FEI, o brasileiro Guillherme Jorge, delegado técnico, e Carmen Barrera, representante do Grupo V, de olho na competição da nata jovem; foto: montando.com
A FEI Children’s International Classics Final é uma promoção da FEI visando o incentivo às categorias de base. Os finalistas tem a passagem aérea (classe econômica) paga pela entidade bem como a acomodação em um quarto duplo com direito a um acompanhante.
Histórico brasileiro na competição
Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos com Cornwall Chiefs, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Ouro – Maira Machado Pinheiro / Astúcia, prata – Fabio Genes / Top Model, bronze – Fernando Pasmanick Schilis / Tamara II. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha de prata.
Vale destacar que a edição 2013 terá sua Final em Brasília (DF), entre 10 e 15/12.
Fonte: CBH - Carola May