O cavaleiro da casa, Juan Pablo Gaspar, venceu a grande final do FEI Children´s International Classics, de 28/1 a 3/2, em Avándaro, Valle de Bravo, no México. Com o animal Ertas Blue Dream, o jovem mexicano conquistou o 1º posto na primeira disputa e chegou na 2ª colocação no segundo dia.
Sete dos 16 concorrentes na grande Final foram ao desempate na corrida pelo título após a 3ª qualificativa. Juan e com Ertas Blue sagrou-se campeão com mais um percurso limpo, em 32s39. A amazona luso francesa Camille Conde Ferreira com Black Jumper foi vice e a Venezuela Isabella Andreu com Red Graf conquistou o 3º posto, ambas sem faltas, em 34s11 e 37s.
O campeão Juan Pablo Gaspar empunha a bandeiro ao lado dos demais concorrentes que defenderam o México; foto: facebook/montando.com
As representantes brasileiras foram as paulistas Maria Julia de Barros Gubeissi e Victória Ribeiro de Mendonça. Maria Julia zerou a primeira prova montando Tino, ficando na 10ª colocação, porém sofreu uma queda no segunda qualificativa. Victoria caiu no primeiro dia e computou quatro pontos na segunda prova apresentando Mabelle. Ambas ficaram fora da final mas se recuperaram bem na competição com uma falta cada uma na prova Farewell. Sem dúvida não deixou de ser uma experiência internacional única para essas jovens amazonas.
Victoria e Maria Julia honraram o Brasil com muito orgulho; imagem acervo pessoal facebook Victoria Medonça
Fique por dentro do evento
A cada ano a seletiva tem a seguinte estrutura: os concorrentes saltam dois dias de provas com dois percursos distintos por prova. As pistas são idênticas às aplicadas em seletivas por todo mundo. A classificação final se dá pela soma das penalidades dos quatro percursos e a soma dos tempos dos segundos percursos de cada dia. Habilitam-se à Final 16 conjuntos do país anfitrião e os melhores 16 conjuntos a nível mundial. Cada país tem direito a levar no máximo dois representantes. Todos finalistas estrangeiros saltam com cavalos cedidos pela organização.
O troféu em jogo na FEI Childrens International Classics Final no México; imagem: facebook.com/montando.com
FEI Childrens International Classics Final é uma promoção da FEI visando o incentivo às categorias de base. Os finalistas tem a passagem aérea (classe econômica) paga pela entidade bem como a acomodação em um quarto duplo com direito a um acompanhante.
Resultado Final FEI Children - clique aqui.
Histórico brasileiro na competição
Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos com Cornwall Chiefs, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Ouro Maira Machado Pinheiro / Astúcia, prata Fabio Genes / Top Model, bronze Fernando Pasmanick Schilis / Tamara II. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha prata.
Vale destacar que a edição 2013 terá sua Final em Brasília (DF), entre 10 e 15/12.