A Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) aguarda 100 cavaleiros e amazonas para a 4ª edição do Atlântida Beach Jumping, em 22 e 23 de fevereiro, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O primeiro evento oficial do calendário do hipismo de 2013 acontece no Parque Central Norte do balneário, na avenida Central da praia de Atlântida (na altura do km 30 da Estrada do Mar). O concurso terá a presença, já confirmada, do principal cavaleiro brasileiro, Francisco Mesquita Musa, vencedor do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Francisco Musa, campeão brasileiro senior top 2012 e campeão do ranking brasileiro 2012, em ação no Oi Brasil Horse Show Tour 2012 no Clube Hípico de Santo Amaro; imagem: Beatriz Cunha
A competição que segue os estatutos da Confederação com regulamento geral e pontua para o ranking nacional da CBH, vai distribuir R$ 28 mil e brindes aos melhores classificados nas provas de 1,00m e 1,10m. Haverá controle antidoping e o público, que terá entrada franca, poderá dispor de bar e área coberta. O 4º Atlântida Beach Jumping tem apoio da Prefeitura de Xangri-lá.
Serão cinco provas a cada dia de competição, sendo uma especifica para a categoria de amadores, de 1,00m para jovens cavaleiros de 13 a 21 anos e mini-mirim (até 12 anos). As provas de 1,10m e 1,20m e 1,30m estão abertas a todas as categorias. A FGEE informa que já confirmaram presença o vencedor do 3º Atlântida Beach Jumping, o sempre competitivo ginete Lucas Brambilla, capitão Claudio Goggia, campeão brasileiros militar 2012, e a campeã gaúcha de 2012 e master Beatriz Johannpeter. Também estão confirmados entre jovens talentos, Gabriela Daiello, campeã gaúcha pré-mirim de 2012 e Julia Daiello, campeã gaúcha mini-mirim 2012.
Segundo João Mazzaferro, presidente da FGEE e do 4º Atlântida Beach Jumping, "o concurso visa aproximar a prática do hipismo do público em geral." Para tanto será distribuído material de divulgação das Escolas de Equitação do Estado aos interessados em começar a prática do esporte.