Na quarta-feira, 27/2, as equipes brasileiras entraram na 1ª prova na arena internacional do Winter Equestrian Festival, em Wellington, EUA, na largada da Copa Nações da Juventude, patrocinada pela Hollow Creek Farm. Durante a competição, ao lado dos treinadores particulares, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa contribuiu na orientação das equipes.
Caio Sérgio de Carvalho, chefe da missão e treinador, Rodrigo Pessoa, chefe de equipe em parceira com Alvaro Miranda, e Carlos Vinícius da Motta, treinador
A prova ao cronômetro, com tempo super apertado, testou o equílibrio das equipes e embora a disputa valesse para a classificação individual o foco se manteve no resultado coletivo e na preservação dos cavalos.
Na categoria Mirim (Children´s), Rodrigo Jardim Rosa com Capuava Jmen, Vittorio Burger com Chezze Z e Laura Ramos Rait com Poderosa 3K garantiram pista limpa e Siew Chiang com Up to You fechou com um derrube.
A equipe mirim a postos: Laura, Rodrigo, Vittorio e Siew; imagem: Bel Scheer
Na categoria Junior, as amazonas Giulia Scampini com Keep on Fighting e Sofia Scheer com Levin Z zeraram com tempo muito bom. Enquanto Carolina Drummond com Lala de La Hurie e Fernando Penteado montando Petit Paul também fizeram uma apresentação muito boa mas com uma falta.
Carol, Sofia e Fernando reconhecendo o percurso; imagem: Bel Scheer
Giulia Scampini com seu Keep on Fighting; imagem: Bel Scheer
O treinador José Luiz de Carvalho no reconhecimento com Giulia e Fernando
Na categoria Young Riders, Iago da Silva Almeida Xavier com Anouska e André Nascimento Xavier com QH Carlos Joaquim entraram na pista e só caminharam visando a adaptação ao local. Rodolfo Braido Locoselli montando HH Corde Classique fechou com 11 pontos. Kitaro Baldaia Bemfica com Kanonikus Sanol Dog Protecnica teve problema no rio, mas que foi solucionado.
Rodolfo Braido Locoselli montando HH Corde Classique a postos; imagem: Bel Scheer
Argentina, Brasil, Canadá, Colombia, República Dominicana, México, Venezuela e a equipe anfitriã dos EUA participam com a escalação completa na corrida pelo pódio. Enquanto o Chile, Peru e Suécia estão representandos por competidores individuais. A Final da Copa das Nações dos Young Riders será no sábado, 2/3.