A bandeira verde e amarela brilhou na noite deste sábado, 2/3, no Festival Equestre de Inverno em Wellington, nos Estados Unidos, um dos concursos mais tradicionais do mundo. O Brasil foi o campeão da Copa das Nações das categorias Children e Junior mostrando o talento dos jovens cavaleiros brasileiros. Assista a íntegra da disputa no portal da United States Equestrian Federation - clique aqui.
As equipes do Brasil em clique para posterioridade; imagem: Bel Scheer
Pela categoria Children ( cavaleiros de 12 a 14 anos) , a equipe formada por Vittorio Burger/Cheese Z, Laura Ramos Rait/Poderosa 3K e Siew Chiang /Up To You fez bonito e mesmo desfalcada de um integrante (Rodrigo Jardim da Rosa que teve sua égua machucada após cair na área de aquecimento na última quinta-feira) levou a medalha de ouro com apenas 2 pontos perdidos. A Argentina garantiu a medalha de prata, 4 pontos, e a Venezuela, o bronze, 9 pontos. "Viramos em 2º lugar para a 2º volta, com 2 pontos perdidos a mais que a Argentina, porém com técnica e determinação de ponta a ponta, a equipe buscou a vitória", conta Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
O Time Brasil da categoria Mirim comemora o Ouro na Copa das Nações; imagem: Bel Scheer
Na categoria junior ( cavaleiros entre 14 e 18 anos), o Brasil também levou o 2º ouro. A equipe brasileira foi formada por Fernando Chiarotto Penteado/Petit Paul, Carolina Drummond/Lala de La Hurie, Sofia Monteiro da Silva Scheer/Levin Z e Giulia Dal Canton Scampini/Keep On Fighting. O Brasil computou 6 pontos perdidos, seguido do México com 8 e Venezuela, 9.
"Na primeira volta tivemos um único zero da amazona Giulia com Keep on Fighting e largamos para a 2ª volta em 3º lugar. Precisávamos virar o resultado. A primeira a entrar foi a Carol com Lala que registrou apenas um derrube, seguida por Sofia que zerou com seu Levin Z retomando nossas chances no páreo. Precisávamos dos percursos sem faltas da Giulia e do Fernando para ganhar o ouro", conta Scampini.
"Em um percurso irretócavel, Giulia e Keep on Fighting zeraram novamente, deixando nas mãos de Fernando com Petit Paula responsabilidade do zero. Dito e feito: com mais um bonito percurso sem faltas, consolidou-se a supremacia dos brasileiros com a segunda medalha de ouro."
O Time Brasil de Juniores comemora o merecido Ouro; imagem: Bel Scheer
Na série Young Riders ( cavaleiros de 18 a 21 anos), o time verde amarelo com Kitaro Baldaia Bemfica/Kanonikus, Iago da Silva Almeida Xavier/Anouska, Rodolfo Braido Locoselli /HH Corde Classique e André Nascimento Xavier/QH Carlos Joaquim terminou na 4ª colocação com 64 pontos perdidos. Os Estados Unidos foram os campeões com 10 pontos perdidos, seguidos pelo Canadá com 15 e Colômbia, 48.
Os cavaleiros olímpicos Rodrigo Pessoa e Doda Miranda e o chefe da missão Caio Sérgio de Carvalho integraram a comissão técnica das três equipes na competição. Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), também prestigiou a competição da nata da jovem.
"O Brasil levantou a plateia e com grande emoção fechamos a disputa quebrando as hegemonia de equipes como dos EUA e Canadá nesse tipo de competição fazendo o hino nacional tocar duas vezes. Parabéns a toda a delegação que não poupou esforços para esse brilhante resultado", finaliza Constantino.
Parte do forte time de apoio; imagem: Bel Scheer
A convocação para a Copa das Nações em Wellington foi uma iniciativa da CBH visando a preparação da equipe brasileira para o Campeonato Americano e Sul-Americano de Children, Juniores e Young Riders, que será realizado em setembro, na Argentina. O evento teve patrocínio da Hollow Creek Farm.
Luiz Roberto Giugni com sua esposa Candida e Rodrigo Pessoa que atuou como chefe de equipe em parceria com Doda Miranda; imagem: Bel Scheer
Galeria de imagens - clique aqui
CBH com MktMix Assessoria de Comunicação; fotos: Bel Scheer