Julho como sempre será um mês agitado no calendário hípico nacional. Além do Campeonato Brasileiro de Amazonas em Minas Gerais, entre 19 e 21, os Amadores disputam seu Brasileiro em Bonito, Matro Grosso do Sul, entre 5 e 7, e as categorias de base competem pelo título nacional em São Paulo, de 12 a 14.
O Campeonato Brasileiro feminino terá lugar no Centro Hípico Junia Rabello (CHJR), localizado na Fazenda São Sebastião em Lagoa Santa, a apenas 35 quilômetros de Belo Horizonte. Serão quatro os títulos em disputa nas alturas de 1, 1,10, 1,20 e 1,30 metro.
Centro Hípico Junia Rabello, referência desde 1990; foto: chjr.com.br
Referência no hispimo nacional, principalmente quando se trata de Concurso Completo de Equitação, o CHJR foi fundado em 1990 pela empresária Junia Rabello e ainda hoje suas filhas Renata e Vitória competem no Adestramento e no Salto, respectivamente. Vitória inclusive foi a Campeã Brasileira Amazonas da série principal em 2008.
Além de ser um criatório de cavalos de esporte, o CHJR possui duas pistas de areia, sendo uma delas coberta, e uma ampla área de mata nativa preservada. E com certeza a recepção às atletas fará jus ao espírito festivo do povo mineiro.
História: as campeãs dos últimos cinco anos da série principal - 1,30m
2012
Juliana Nehme / Ravena JMen - FHBr; foto Beatriz Cunha
2011
Manuela Monteiro Rodrigues da Cunha / Qwina Z - FHBA; foto Beatriz Cunha
2010
Giovanna de Finis Sobania / Atomo Clasi - FPrH; foto: Ju Ribas
2009
Paula Marchezoni Alho da Silva / Sax Polarion JMen - FPrH, foto: Tupa Vídeo
2008