Em 15 de janeiro de 2013, a Federação Equestre Internacional (FEI) e a Longines fecharam uma parceria inédita. O contrato “Top Partner” que se estende pelos próximos dez anos com valor não revelado tem uma cifra recorde com nove zeros em euros. A presidente da FEI Princesa Haya e Nayla Hayek, presidente do Conselho do grupo suíço de relógios, assinaram e anunciaram a parceria durante uma coletiva de imprensa em Lausanne na Suíça, cidade sede da FEI.
Da esquerda para direita, Ingmar De Vos, secretário geral da FEI, Princesa Haya, presidente da FEI, Nayla Hayek, presidente do Conselho Executivo da Swatch Group, e Juan-Carlos Capelli, vice-presidente e diretor internacional de marketing da Longines durante a coletiva do anúncio Top Partner da FEI com a Longines; foto: Sandro Campado/FEI
De acordo com o novo contrato a Longines passa a ser cronômetro e relógio oficial da FEI. Trata-se do mais importante acordo de cooperação no esporte nos últimos anos.
O engagamento da Longines em prol do esporte abrange uma série de eventos esportivos importantes. A partir de 2013, a marca já passa a ser responsável pela cronometragem oficial da Furusiyya FEI Nations Cup™ bem como dos Jogos Equestres Mundiais 2018 e 2022. Além disso, a Longines passa a ser a principal parceira da entidade máxima do esporte no FEI World Endurance Championships 2016 e 2020. A partir de outubro desse ano, a Longines também assume a condição de marca oficial das seletivas e Final da Copa do Mundo 2013/2014 e, no decorrer de 2013, também vai patrocinar a FEI-TV. Leia-se que, com isso, a Rolex deixa de ser patrocinador oficial da Copa do Mundo de Salto em outubro desse ano.
O ator australiano Simon Baker é o embaixador Longines de Elegância desde 2012
Um dos pontos centrais da parceria é o significativo investimento por parte da Longines no desenvolvimento da medição de tempo e métodos de compilação de dados em competições equestres. Em atuação conjunto com a FEI as novas tecnologias serão aplicadas e colocadas à disposição para diversos fins multimedia como grandes telões, placares eletrônicos e canais que transmitem os eventos FEI pelo mundo afora.
As novidades são um ponto inicial dessa parceira que abre outras possibilidades de trabalho em projetos esportivos das sete modalidades da FEI.
“Estou entusiasmada em poder anunciar a Longines como primeiro “Top Partner” da FEI”, destacou a princesa Haya. “Esse é um grande acordo para a FEI e os esportes equestres. A Longines e a FEI compartilham da mesma paixão por cavalos e esse acordo duradouro é uma prova do entusiasmo da FEI pelo nosso esporte. Para nós é uma honra receber a Longines junto a família FEI e estou muito feliz com essa duradora parceria de trabalho da qual o esporte equestre ganha como um todo”, acrescentou a dirigente.
A presidente da FEI Princesa Haya e Nayla Hayek, presidente do Conselho Executivo da Swatch Group, celebram a parceria de milhões de euros entre e FEI e o fabricante suíço de relógios Longines em Lausanne (SUI); foto: Sandro Campado/FEI
“O desenvolvimento revolucionário de novas tecnologias por parte da Longines representa uma oportunidade ímpar em prol do crescimento do nosso esporte e facilita o acesso a um novo público. Nos últimos Jogos Olímpicos em Londres, por exemplo, ganhamos uma enorme comunidade de novos fãs. O acordo com a Longines eleva o esporte a nível inédito até hoje e, por isso, estamos imensamente satisfeitos com essa parceria”, finalizou a princesa Haya.
Nayla Hayek, presidente do Conselho Executivo da Swatch Group, também manifestou seu apreço. “A parceria é um importante passo para a Longines junto aos esportes equestres e vem a reforçar o tradicional e longo engajamento da marca junto ao hipismo e nos torna um dos atores principais nesse meio. Longines não é somente um parceiro, mas acima de tudo um prestador de serviços. A qualidade e confiança garantidas pela nossa medição do tempo são o ponto central da trabalho com a FEI”, disse a executiva. “Desde já estamos feliz em poder estar presentes nos fantásticos eventos organizados pela FEI. Paralelamente, a parceria promove o fortalecimento da nossa marca a nível mundial.”
A atriz Kate Winslet para Longines
Sobre a Longines
Desde sua fundação, em 1832, a sede empresa Longines é em Saint-Imier, na Suíça. O know how da marca na fabricação de relógios prima pela tradição, elegância e alto rendimento. Há décadas a Longines também computa experiência na cronometragem oficial de Campeonatos Mundiais e parceria com associações internacionais nos mais diversos esportes.
Longines construiu uma rede de relacionamento mundial que permitiu que a empresa mostrasse a excelência de seus serviços em tradicionais eventos esportivos durante todo o século 20. Hoje a tradição permanece em disciplinas como ginástica artística, ginástica, arco e flecha, corridas de ski na neve, esportes equestres e no Tenis no French Open no Estádio Roland Garros em Paris.
Phillip Weishaupt com Leoville rumo a vitória no Prêmio Longines no Oi Athina Onassis Horse Show 2012; imagem: Raphael Macek
A paixão da Longines pelo Esporte Equestre remonta a 1878, quando a produziu um relógio manufaturado em que os símbolos dos horários aparecem e cima de uma imagem cravada de um cavalo e um jockey. No decorrer dos anos e décadas, a marca construiu uma relação estreita e duradoura com os esportes hípicos. Em 1926, pela primeira vez, atuou na cronometragem do Concours Hippique International em Genebra. Nesse momento a Longines se faz presente nas disciplinas Salto, Enduro e Corrida.
Longines é um empreendimento da Swatch Group, maior produtor mundial de relógios. Fazendo jus a sua fama ímpar na excelência da medição do tempo, a marca com seu emblema – uma Ampulheta (relógio de areia) alada – tem sedes em mais de 130 países.