O primeiro Internacional e Nacional de Adestramento na temporada 2012 movimenta o Clube Hípico de Amaro, entre 26 e 28/4. "Esperamos ter um grande número de concorrentes e uma de nossas metas é aumentar o número de participantes em Grandes Prêmios", destaca Sandra Smith de Oliveira Martins, que assumiu a diretoria de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo.
A nível internacional, o Grupo 6 da Federação Equestre Internacional - formado pela Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Brasil, que tem um papel de liderança - está trabalhando para fortalecer a modalidade na América do Sul. "Entre as ações está previsto o intercambio de juízes bem como de jovens talentos para competir com cavalos emprestados eventos internacionais dentro do grupo", comenta Sandra.
"Nos Nacionais também queremos cada vez mais incentivar um maior rodízio de juízes de todos Estados do Brasil. Estamos prevendo ainda um intercâmbio para que cavaleiros provenientes de outros Estados que o local da competição e, por um motivo ou outro não podem ser trazer seus próprios animais, participem com cavalos emprestados."
A formação de cavalos novos também segue em foco. "Vamos sempre priorizar a vinda de juízes que possam contribuir com a formação correta da educação destes cavalos e preparação para futuras provas internacionais. Visando a evolução técnica está previsto que, a exemplo de ocasiões anteriores, a cada Internacional, um juiz ministre uma palestra cavaleiros, treinadores, juízes, proprietários, criadores e todos os amigos do adestramento", diz Sandra, que ainda aponta atenção especial às categorias de base e amadores.
"As categorias de base, que representam nossos futuros campeões, continuam sendo alvo de atenção especial. Também estamos estudando uma maneira de incentivar as categorias de Amadores, pois queremos que cada vez mais pessoas conheçam o adestramento e possam vir se divertir na provas."
Informações Nacional e Internacional de Adestramento - 26 a 28/4 - clique aqui.