A partir dessa quinta-feira, 28/3, até domingo, 31/3, a Escola de Equitação do Exército recebe o Concurso Completo de Equitação (CCE) Internacional e Nacional em comemoração ao 91º Aniversário, na Vila Militar do Complexo Deodoro (RJ), sede do Pan Rio 2007 e Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Escola de Equitação do Exército, é aberto a militares e civis.
Vista aérea do Complexo Esportivo Deodoro com destaque para Centro de Hipismo General Eloy Menezes; imagem CNH Bruno Carvalho
Nesse final de semana de Páscoa, a expectativa especial é a presença de Mark Todd, cavaleiro neo-zelandês que acaba de assinar contrato como técnico da equipe permanente brasileira de CCE. Considerado um dos melhores atletas da categoria no mundo, Mark é dono de seis medalhas olímpicas, sendo a última, bronze por equipes, conquistada em Londres-2012. Mark Todd foi campeão olímpico pela primeira vez nos Jogos de Los Angeles, em 84. Na edição seguinte, em Seoul, conquistou o bicampeonato individual e a medalha de bronze por equipes. Em Barcelona-92 foi medalha de prata por equipes e em Sidney-2000 garantiu o bronze na disputa individual. Além disso, o neozelandês venceu diversas vezes os Jogos Equestres Mundiais e quatro vezes a competição de Badminton, considerada uma das provas de CCE mais difíceis do mundo. Mark trabalhará com a equipe brasileira em diversos encontros ao longo do ano, tanto no Brasil quanto na Europa e a expectativa é que sua colaboração constitua um divisor de águas na história do CCE brasileiro.
Mark Todd, em Londres 2012, onde registrou sua sexta participação olímpica; foto: site oficial dos Jogos
Entre os destaques da competição estão os cavaleiros olímpicos Guega Fofanoff, Gustavo Pagoto, Márcio Jorge Carvalho, André Paro, Marcelo Tosi, Jeferson Sgnaolin e Ruy Leme Fonseca Filho. Também devem competir em Deodoro, entre outros, Jesper Martendal, Henrique Pinheiro, Fabrício Caldas e Marcelo Pagoto.
Nesta competição, o grau máximo de dificuldade se dará na categoria CCI** (“internacional duas estrelas”), bem adequado à abertura de temporada 2013, considerando também que muitos cavaleiros estão preparando cavalos novos para as demandas das categorias máximas do esporte, correspondentes a três e quatro estrelas. No entanto, também haverá categorias intermediárias e de base, destinadas a cavalos jovens e cavaleiros iniciantes.
CCE rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade equestre em que os participantes precisam pontuar em três provas sucessivas: adestramento, cross country e salto. A classificação final se dá pela somatória dos pontos obtidos pelo conjunto (cavalo/ cavaleiro) em cada etapa. Além de ser o mais completo dos esportes hípicos é também aquele que demanda maior preparo, tanto físico quanto técnico do cavaleiro e cavalo. Seu atrativo especial fica por conta dos imponentes obstáculos naturais do cross country, construídos de maneira integrada com as características naturais do terreno onde acontece a prova.
O CCE continua sendo um dos esteios da equitação militar no Brasil, mas conta com grande número de praticantes civis, incluindo jovens e amadores, especialmente no estado de São Paulo e recentemente também ganhando adeptos no Rio de Janeiro. Como uma das modalidades olímpicas do hipismo também vem recebendo atenção especial da Confederação Brasileira de Hipismo que está promovendo um projeto inédito para os Olímpiadas 2016 no Rio de Janeiro, visando formar a mais competitiva equipe brasileira de CCE de todos os tempos.
O Concurso da Escola de Equitação do Exército será o primeiro evento de 2013 que acontece sobre a égide deste “projeto olímpico” já com a participação de cavaleiros integrantes do “long list” da modalidade, que desde já se encontram em observação pela comissão técnica. A partir dos resultados começa a ser definida a equipe que representará o Brasil nos concursos internacionais rumo às Olimpíadas Rio 2016. A rota para os Jogos inclui, entre outros, um Campeonato Sul-Americano ainda este ano, os Jogos Equestres Mundiais 2014 na França e o Pan-Americano 2015 no Canadá.
O evento desse Deodoro é aberto ao público e uma ótima oportunidade de se familarizar com a mais radical da modalidades equestres.
Serviço:
CCE - 91 anos da Escola de Equitação do Exército
Data: 29 a 31 de março
Local: Escola de Equitação do Exército
Estrada Marechal Mallet, 1283 - Vila Militar - Rio de Janeiro, RJ
Cronograma resumido
Quinta-feira, 28/3
08h00 Inspeção Oficial do Percurso
14h00 1ª. Inspeção oficial dos animais
Sexta-feira, 29/3
A partir das 08h00
Provas de Adestramento
Sábado, 30/3
A partir 08h00
Provas de Cross-Country
Domingo, 31/3
08h00
2ª Inspeção Veterinária dos Animais, a seguir:
Provas de Salto
Cerimônia de Premiação
Programas Nacional e Internacional - clique aqui.
Site oficial Escola de Equitação do Exército - clique aqui.