No ano em que completa 45 anos, o maior concurso de hipismo do Rio Grande do Sul e América Latina, “The Best Jump” ganha status internacional e sigla nova para entrar no circuito top mundial e também ganhar maior visibilidade ao Concurso de Saltos Internacional da cidade de Porto Alegre. Marcado para os primeiros cinco dias de maio, o The Best Jump vai estrear o nome de CSIO-W Porto Alegre.
CSI é a abreviação de Concurso de Salto Internacional, o O representa que o evento tem uma Copa das Nações e W vem de World Cup Qualifier, ou seja, haverá uma etapa seletiva para a Copa do Mundo que em 2014 acontece em Lyon, na França. A sigla CSIO-W vem acompanhada por quatro estrelas pelo nível da competição e premiação. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, 15, pelo presidente de honra do concurso, Jorge Gerdau Johannpeter, no lançamento do The Best Jump 2013 em Porto Alegre. O evento teve também a presença do vice-prefeito Sebastião Melo.
Da esquerda para direita: o vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, Sec de Esportes Kalil Sehbe, presidente de honra do CSIO – W Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente da Hípica Maria Luisa Amodeo Daiello e, presidente da FGEE João Mazzaferro
Jorge Gerdau Johannpeter destacou o sucesso e relembrou o começo do evento. “Há 45 anos nosso sonho era organizar um concurso de saltos em Porto Alegre. Crescemos tanto a ponto de mais tarde sonhar com um concurso internacional. E ano passado três equipes – Alemanha, França e Bélgica – trouxeram seus próprios cavalos”.
A premiação, consolidada como um dos mais importantes eventos do hipismo nacional e internacional, foi criada em 1969 e é fruto da dedicação e persistência de um grupo de pessoas apaixonada por esse esporte. "A nova sigla será destaque em todos os materiais de divulgação do evento e projeta o concurso internacionalmente", explica o presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), João Mazzaferro. “Pela tradição e pela capacidade de realizar concursos, Porto Alegre foi escolhida para sediar o CSIO –W”, completa Jorge Gerdau Johannpeter.“Tratamos o evento como um produto e quem coloca sua marca em nosso produto consegue dimensões nacionais”, acrescenta Gerdau, referindo-se aos patrocinadores.
O CSIO –W Porto Alegre será composto por 25 provas, entre elas, a Copa das Nações com a participação de maior número de equipes europeias e sul-americanas com presenças já confirmadas. Estarão em Porto Alegre cavaleiros e amazonas da França, Bélgica, Inglaterra, Holanda, Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai. A premiação vai somar o equivalente a R$ 610 mil (um dos indicadores das quatro estrelas que irão compor o novo nome do concurso).
O concurso que será aberto dia 1 de maio, com a já tradicional prova Warm Up, (carro e cavalo) na pista coberta da Sociedade Hípica PortoAlegrense. Dias 2, 3, 4 e 5 de maio serão realizadas as 25 provas nas pistas de areia e de grama da Hípica. A entrada é franca.