Acontece até 30 de junho no Centro Cultural Fiesp em São Paulo, a exposição "Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte" apresentando uma série de objetos do Museu do Comitê Olímpico Internacional, que tem sua sede em Lausanne, criado há 20 anos. Depois do dia 30, a exposição segue para o Rio de Janeiro, que recebe a primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul em 2016. A entrada é gratuita.
Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313, estação Trianon-Masp do metrô
Parte do acervo deixou a Suíça pela primeira vez, em um momento propício, uma vez que a sede do COI está passando por reformas. "São várias ‘primeiras vezes’ nesta exposição", diz Frédérique Jamolli, curadora do Museu Olímpico do COI. "Pela primeira vez, faremos uma mostra fora do período olímpico e com peças que nunca saíram de Lausanne. E isso acontecerá no país que, pela primeira vez, receberá uma Olimpíada."
O público pode conhecer de perto antigos mascotes dos Jogos Olímpicos (Foto: Márcia Alves/Approach/COB)
A mostra, dividida em oito módulos, destaca medalhas originais de todas edições dos Jogos, bem como as tochas desde 1936. As mascotes são um charme à parte – e a mais conhecida delas, o ursinho Mischa, de Moscou-1980, foi reproduzida em tamanho real para cliques ao lado dos visitantes. O público também tem oportunidade de carregar a tocha olímpica usada em Londres 2012.
Medalhas olímpicas fazem parte da exposição (Foto: Márcia Alves/Approach/COB)
Entre as relíquias do esporte brasileiro algumas são do acervo do COB como, entre outras, as sapatilhas usadas em 1952 por Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão do salto triplo, e o uniforme usado por Maurren Maggi na conquista do ouro olímpico no salto em distância em Pequim 2008. O uniforme de Yane Marques (bronze no pentatlo moderno em Londres 2012), o maiô tecnológico do nadador Cesar Cielo (campeão em Pequim 2008) e o colete de Torben Grael, bronze em Sydnei 2000.
SERVIÇO
Exposição 'Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte'
Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313, estação Trianon-Masp do metrô
De 16 de abril a 30 de junho
Segundas, das 11h às 20h
Terça a sábado, das 10h às 20h
Domingos, das 10h às 19h
Entrada gratuita