Nesse final de semana, de 6 a 9 de junho, o Hipódromo do Campo Grande na centenária Sociedade Hípica Portuguesa recebe o 93º Concurso de Salto CSIO de Lisboa, como de costume, com a participação da elite do hipismo no mais tradicional evento hípico esportivo em Portugal. O CSIO - sigla que representa a disputa de uma Copa das Nações - é o mais antigo do mundo realizado no mesmo local.
Este ano, o CSIO*** de Lisboa conta com três provas válidas pelo Ranking Mundial Longines da FEI, a Taça das Nações (prova de equipas) que integra a nova liga Furusiyya FEI Nations Cup e o Grande Prêmio qualificativo para o Campeonato Europeu 2013 e Jogos Equestres Mundiais 2014. A expectativa é contar com a habitual participação de cerca 75 cavaleiros de mais de 15 países, totalizando cerca de 200 conjuntos.
O Brasil estará a postos na Copa das Nações com uma equipe formada pelo campeão olímpico Rodrigo Pessoa com sua nova montaria G&C Sonny, o jovem talento Marlon Zanotelli com Loro Piano Cartella, o medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico Pedro Veniss com Amemoi o Sandor e o top Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho, com Barbou de Rouet. O francês Jean-Maurice Bonneau, consultor técnico das equipes de salto da Confederação Brasileira de Hipismo, dará todo o apoio a equipe.
A Copa das Nações acontece na sexta-feira, 7/6, a partir das 18 horas e a 2ª rodada tem início às 21h30 (fuso local). Em 2012, o Brasil chegou em 4º lugar. O GP do CSIO de Lisboa, a 1.60 metro, encerra a competição no domingo, 9/6, a partir das 15h00 (fuso local). Ao longo das 92 edições anteriores a única vitória de um brasileiro no GP do CSIO Lisboa foi em 2006 com Pedro Veniss montando Richmont Park.
CBH com a fonte CSIO Lisboa