Competição faz parte da estratégia de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 numa parceria entre CBH, COB e Ministério do Esporte
O Brasil terá uma equipe na Copa das Nações do CSIO de Lisboa, que será realizado de hoje a domingo (06 a 09 de junho) na centenária Sociedade Hípica Portuguesa. A equipe verde e amarela será representada pelo campeão olímpico Rodrigo Pessoa com a sua nova montaria G&C Sonny, o jovem talento Marlon Zanotelli com Loro Piano Cartella, o medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico Pedro Veniss com Amemoi o Sandor e Luiz Francisco de Azevedo com Barbou de Ruet.
O CSIO de Lisboa contará com cerca de 75 cavaleiros de 15 países. O concurso terá três provas válidas para o Ranking Mundial FEI Longines e a prova da Copa das Nações para o Ranking Mundial por equipes, que será disputada na sexta-feira (07/06). Em 2012, a equipe brasileira conquistou a quarta colocação na Copa das Nações no CSIO de Lisboa.
No domingo (09/06), o GP que encerra a competição será classificatório para o Campeonato Europeu 2013 e para os Jogos Equestres Mundiais, na Normandia, em 2014. A única vitória brasileira na competição em 92 anos foi em 2006, de Pedro Veniss, que também estará defendendo o Brasil em 2013.
O francês Jean-Maurice Bonneau, consultor técnico das equipes de salto da Confederação Brasileira de Hipismo, dará todo o apoio aos cavaleiros brasileiros. Jean-Maurice integrou a comissão técnica do Brasil nos Jogos de Londres e renovou seu contrato com a Confederação Brasileira.
A participação na Copa das Nações em Lisboa faz parte da estratégia de preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 numa parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte.
Outra iniciativa para o desenvolvimento do hipismo brasileiro será a realização de uma clínica com Lesley Mcnaught, uma das principais amazonas do mundo, para as divisões de base, no Helvetia Riding Center de 08 a 09 de junho, em São Paulo. A clínica será realizada para as categorias Mirim, Pré Junior, Junior e Young Riders e está alinhada com o consultor técnico da equipe principal Jean-Maurice, com o Diretor de Salto e Técnico das Categorias de Base Caio Sérgio Carvalho e com o Diretor das Categorias de Base Constantino Scampini.
Depois de acompanhar o Brasil em Lisboa, Jean- Maurice vem ao país para ver os resultados do trabalho nas divisões de base e acompanhar os cavaleiros brasileiros que disputarão a Copa São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista.
Fontes: MktMix Assessoria de Comunicação - CBH, CSIO Lisboa