No encerramento da 42ª Copa São Paulo, o GP World Cup Qualifier, válido pela 2ª Etapa do ranking brasileiro senior, movimentou a centenária Sociedade Hípica Paulista (SP), na tarde desse domingo, 16/6. Em plena forma, Yuri Mansur levou QH Amor, uma sela holandês de apenas 8 anos e curiosamente cego de um olho, à vitória, superando demais demais quatro conjuntos no desempate. “Estou com o QH Amor há dois anos e sempre soube que ele era o melhor cavalo da minha vida”, destacou o campeão Yuri, 34.
Yuri e seu QH Amor rumo a vitória no GP da Copa São Paulo 2013; imagem: BH
Ao todo 34 concorrentes disputaram o GP, a 1.55 metro, dentre os quais cinco habilitaram-se ao desempate, idealizado pelo course-designer internacional Guilherme Jorge. Sempre competitivo, o medalhista pan-americano César Almeida montando Vanity Império Egípcio, foi o primeiro a garantir pista limpa em 39s64, um resultado que viria a lhe garantir o vice-campeonato.
O vice-campeão Cesar com Vanity Império Egício; imagem: BH
Francisco Musa, tricampeão do ranking brasileiro senior 2009/2010/2012, amargou uma falta no penúltimo obstáculo e cruzou a linha de chegada em 38s36 garantindo a 3ª colocação.
Musa com seu Xindoctro Método em ação no GP da Copa São Paulo; imagem: BH
O 4º posto ficou com Stephan Barchá com CRM Elektra CHRJ, que abriu o desempate e registrou um derrube, em 38s72.Musa também emplacou em 5º lugar, dessa feita, com Pia Lena JMen, 12 pontos, em 36s76. E, finalmente, a 6ª colocação ficou com Lucas Martins Brambilla montando Cortina Grande que registrou o melhor tempo da 1ª passagem, 87s12, entre seis conjuntos que computaram somente 1 ponto por excesso de tempo.
Yuri Mansur ergue o troféu de campeão do GP da Copa São Paulo na cerimônia de premiação com Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, à esquerda e à direita o anfitrião Renato Dantas, presidente da SHP,e Renato Loes, um dos patrocinadores da Copa São Paulo e à frente a equipe da Ceratti que também apoiou o evento
A comemoração do campeão
“Esse foi somente o quinto GP do QH Amor e emplacamos em todos com um segundo lugar na Sociedade Hípica de Campinas, dois terceiros lugares na 1ª Etapa do Oi Brasil Horse Show e no Torneio de Verão em Santo Amaro, e dois primeiros: no GP do ranking aqui da Hípica Paulista, no início maio, e agora no GP da Copa São Paulo, contou Yuri, que também destacou a qualidade da armação do Guilherme Jorge.
Mais um clique do conjunto campeão Yuri e seu craque QH Amor, que nem se incomoda por enxergar com um só olho; imagem: BH
“Eu nem dormi essa noite pensando se entrava ou não no GP que certamente estaria forte para o QH Amor. Tomei a decisão certa. Acho que o Guilherme sempre faz percursos construtivos em que os cavalos melhoram ao longo da competição”, destacou Yuri. “Dedico a conquista a minha esposa Loise, nosso filho Pedro e toda equipe Maria, Rafa e o tratador Manoel”, encerrou o campeão que agora é novo líder do ranking brasileiro senior.
Yuri com seu pequenino primogênito Pedro e esposa Loise
O GP da Copa São Paulo foi o 2º dos nove nove GPs, válidos pelo ranking brasileiro senior 2013. O primeiro foi GP da Copa Hermès em 26/5 com vitória de Sergio Marins com Top Team Land Peter do Feroleto, 10ª no GP da Copa São Paulo, que agora está na terceira colocação do ranking geral com 28 pontos. Yuri Mansur lidera com 31 pontos e Cesar Almeida, vice na Copa São Paulo e 5º na Copa Hermès, vem 2º com 29 pontos. Ranking senior 2013 completo – clique aqui.
Vale lembrar também que o GP da Copa São Paulo também computou pontos na disputa por duas vagas da liga Sul Americana rumo a Final da Copa 2014 em Lyon na França.
GP Copa São Paulo
Campeão Yuri Mansur Guerios / QH Amor – BRA – 0/0 – 37s86
Vice Cesar Almeida / Vanity Império Egípcio – BRA – 0/0 – 39s64
3º Francisco Mesquita Musa / Xindoctro Método – BRA – 0/4 – 38s36
4º Stephan de Freitas Barcha / CRM Elektra CHJR – BRA – 0/4 – 38s72
5º Francisco Mesquita Musa / Pia Lena JMen – BRA – 0/12 – 36s76
6º Lucas Martins Brambilla / Cortina Grande – BRA – 1 – 87s12
Próximas etapas do ranking brasileiro Senior 2013
28 de julho – Oi Brasil Horse Show – Sociedade Hípica Brasileira, RJ
1° de setembro – Classic Horse Show – Sociedade Hípica Paulista,SP 29 de setembro – Oi Brasil Horse Show, SP
6 de outubro – The Best Jump, Porto Alegre
26 de outubro – Campeonato Brasileiro de Senior TOP – Oi Athina Onassis Horse Show, RJ
24 de novembro – CSI-W Rio de Janeiro – Sociedade Hípica Brasileira, RJ
8 de dezembro – Top Riders – Helvetia Rider Center, SP