Começou nesta terça-feira, 8/7, a primeira clínica de adestramento ministrada pela amazona britânica Anna Ross Davies à equipe brasileira de Concurso Completo de Equitação (CCE). A clínica no Recinto de Exposições de Barretos – SP até sábado, 12/7, é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em prol do desenvolvimento do hipismo nacional em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte.
Gustavo Pagoto trabalhando Ojo de Água sob o olhar de Anna Ross Davies, à frente da bela entrada do Recinto de Exposições de Barretos
Como amazona, Anna frequentemente representa a Inglaterra em competições internacionais e veio diretamento do CHIO Aachen, na Alemanha. A top britânica também é instrutora de cavaleiros desde iniciantes até o nível de Grande Prêmio, e treina cavalos de diversos clientes em seu centro de treinamento em Wiltshire..
A escolha para o posto de técnica de adestramento da equipe brasileira de CCE caiu sobre Anna, que está pela terceira vez no país, por sua familiaridade com a modalidade e o trabalho com diversos cavaleiros ingleses do CCE. Além disso mantém contato frequente com o multicampeão olímpico britânico Mark Todd, consultor técnico e principal responsável pela equipe brasileira. Ambos também acompanham o treinamento dos brasileiros na Europa.
Anna, Gustavo e Ojo de Água
Ao longo desta semana, Anna vai trabalhar individualmente com dez cavaleiros da equipe brasileira. Na segunda-feira, Gustavo Pagoto participou com Ojo de Água e Land Amazonian, enquanto André Parro montou Super Star, além da presença de Ana Paula Perracini que trouxe a égua Josephine, cedida por Márcio Jorge Carvalho. Nessa terça participaram Guega Fofanoff, Fabrício Caldas, Jeferson Sgnaolin e Natália Khoury. A clínica suscitou bastante interesse da mídia local com presença da TV Barretos, a Rede Vida e a EPTV, afiliada Rede Globo.
Anna, André e Super Star
Como de praxe, a primeira aula de cada conjunto foi dedicada à avaliação de pontos fortes e fracos pela instrutora que destacou a qualidade de todos os cavalos. A expectativa é de evolução e enfase no treinamento de base com atençaõ ao ritmo, descontração e contato. Anna também destacou que seu papel é o de dar sugestões e ideias a serem colocadas em prática no trabalho cotidiano dos conjuntos.
Aguardem mais novidades sobre a clínica!
*Claudia Leschonsk é formada em veterinária, tem vasta experiência no manejo de cavalos, instrutora, versada amazona nas modalidades Adestramento, Salto e Cross Country, atual campeã do ranking de CCE da CBH 2012 na categoria master e assessora da diretoria de CCE da CBH