Começou nessa quarta-feira, 10, e vai até domingo, 14, o Campeonato Brasileiro das categorias de base no Helvetia Riding Center, entidade modelo em Indaiatuba, no interior paulista. A nata jovem do hipismo brasileiro larga em seis categorias: Mini mirim, 10 a 12 anos, Pré-mirim, 12 a 14 anos, Mirim, 12 a 14 anos, Pré-junior, 14 a 18 anos, Junior, 14 a 18 anos, e Young Rider, 16 a 21 anos.
O Helvetia Riding Center deu as boas vindas a nata jovem do hipismo brasileiro; imagem: Luis Carlos Ruas
Nas categorias Mirim, Pré-junior, Junior e Young Riders, o evento é válido como seletiva final rumo ao Sul Americano e Americano da Juventude em Rosário na Argentina, entre 17 e 22 de setembro. Os candidatos a uma vaga na equipe brasileira contam com acompanhamento de seus instrutores ao lado de Jean-Maurice Bonneau, consultor técnico das equipes brasileiras de Salto, e Caio Sérgio de Carvalho, treinador das equipes brasileiras de base.
A eloboração dos percursos não poderia estar em melhores mãos com o belga Luc Musette, armador top internacional, que arma os percursos das séries Pré-junior, Junior e Young riders e o experiente Carlos Alberto de Raposo Lopes, responsável pelas pistas nas categorias Mini-mirim, Pré-mirim e Mirim. Veja a seguir como ficou o placar do primeiro dia da competição que teve a primeira das três provas do campeonato nas categorias Mini mirim, Pré-mirim, Mirim e Pré-junior.
25 Mini mirins largam na frente
Com participação de 48 concorrentes nada menos que 25 zeraram o primeira prova, a 1 metro, e se encontram empatados em 1º lugar na contagem geral do campeonato. Já para efeito de classificação da prova, a vitória ficou com o paulista Pedro Maiomi Brigagão apresentando Viena e gaúcha Laura Bosquerolli Tigre emplacou em 2º e 3º lugar com K3T e Mulher Maravilha, respectivamente, com 0s12, 0s21 e 0s50 de aproximação ao tempo ideal. Na disputa por equipes, a liderança parcial vem em mãos dos jovens talentos da Federação Sul Matogrossense de Hipismo e Federação Paulista de Hipismo.
29 concorrentes lideram na categoria Pré-mirim
Em mais uma disputa com ótimo aproveitamento técnico, 29 conjuntos entre um total de 45 zeraram o primeiro páreo e encontram-se em 1º lugar na contagem geral. Na classificação da prova, Felipe Piza de Toledo de Lorenzo com Belt Valentino garantiu a vitória com o ótimo tempo de 64s01 pela Paraíba. O 2º posto coube a Maria Antonia Rosa Pereira com Karisma em 68s68 pelo Mato Grosso do Sul. Em 3º lugar chegou a pernambucana Juliana Avelar com Bambina CHZS, 69s76. Na disputa por equipes Santa Catarina e São Paulo vêm na liderança.
16 Mirins largam na frente
Dos 45 conjuntos, 16 garantiram pista limpa assumindo a liderança da competição. Na classificação da prova, a vitória ficou com Lara Potechi Grigoletto apresentando Perola, 74s35, por São Paulo. Vittorio Burger com Zerzina VDM, campeão brasileiro mirim 2012, emplacou em 2º lugar, 76s67, pelo Rio de Janeiro. O 3º posto ficou com a paranense Beatriz Marins Santos montando Ritz Khan JMen, 77s52. No placar por equipes, o Rio de Janeiro lidera e São Paulo ocupa o 2º posto.
10 Pré-juniores vêm em 1º lugar
Em outra grande apresentação da nata jovem, 10 dos 46 concorrentes zeraram o primeiro percurso e lideram o campeonato. A vitória na prova ficou com a paulista Patsy Mourão Zurita com Longane de Laubry que registrou 72s07. Também por São Paulo, Nicolle Pantoja Margeotto com HRC Dream Makker Império Egípcio, 73s34. Em 3º lugar chegou o paulista Rodrigo Junqueira Reis Marchezzi com Corlanda JMen II, 75s56. Na disputa por equipes, São Paulo lidera e Brasília vem em 2º lugar.
Nessa sexta.11, a GP TV transmite ao vivo as disputas a partir das 8h00 da manhã - clique aqui.
Resultado e ordens de entrada - clique aqui.
Fonte: CBH - Carola May; imagem: Luis Carlos Ruas - Photography