O cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, conquistou neste sábado, 20/07, o sexto lugar no GP Longines do Concurso de Salto Internacional 5* de Chantilly, na França, válido pela 8ª etapa do Global Champions Tour (GCT). Com AD Rahmannshofs Bogeno, Doda Miranda foi o mais rápido da prova a 1.60m, mas com uma falta no desempate (0/0/4 – 39s82) ficou com a sexta posição.
Doda e seu AD Rahmannhof´s Bogeno em clique de arquivo no GCT ; imagem: Sportfot - GCT
A americana Beezie Madden montando Cortes C foi a grande campeã com três pistas limpas em 41s58, seguida pelo alemão e atual nº 1 do mundo Christian Ahlmann com Uma Codex também sem faltas, em 43s08. O 3º lugar ficou com o britânico Scott Brash e Olá Sanctos que conseguiu um triplo zero e 43s79 no desempate.
Principal prova do CSI5* de Chantilly, o GP distribuiu 285 mil euros prêmios e contou com a participação de 50 conjuntos. O brasileiro Marlon Zanotelli com Clouwni registrou apenas um derrube na 1ª volta e fechou em 24º lugar. Athina Onassis de Miranda, com Camille Z, teve 13 pontos perdidose ficou com a 42ª posição. Com o sexto lugar, o cavaleiro olímpico Doda Miranda assumiu a oitava posição no ranking do CGT, com 122 pontos. Christian Ahlmann é o líder com 185 pontos e Luciana Diniz é a segunda, com 166.
O GCT é o maior circuito hípico do mundo e foi criado em 2006 pelo cavaleiro olímpico holandês Jan Tops. Disputado em dois continentes, 11 países e 13 cidades, o evento conta com a participação dos 30 melhores cavaleiros do mundo de acordo com o ranking da FEI e alguns atletas convidados.