Faltando pouco mais de um ano para os Jogos Equestres Mundiais da Normandia, na França, a Federação Equestre Internacional iniciou nesta sexta-feira (16/08) os eventos teste com as provas de Enduro e Concurso Completo de Equitação. O Brasil começou bem com o décimo lugar de Fernando Gonçalves Costa / Rumba de Rivoiron no Enduro e Márcio Jorge Carvalho, Serguei Fofanoff e Marcelo Tosi entre os 20 melhores no CCE.
Abrindo a série de eventos teste, 58 conjuntos representando 35 países no Enduro largaram às 6h30 da manhã, horário local, no circuito de 129,3 km em quatro aneis desenhado pelo francês Jean-Louis Leclerc. Nas trilhas os cavaleiros enfrentaram os desafios naturais da Normandia, incluindo montanhas, florestas e praias. A trilha ainda cortou marcos históricos como o Mont Saint-Michel e a Abadia de la Lucerne. Somente 27 cruzaram a linha de chegada. O brasileiro Fernando Gonçalves Costa, com Rumba de Rivoiron, terminou a prova em décimo lugar com tempo total de 07h49s47. Também pelo Brasil, André Vidiz não terminou este difícil evento teste parando na metade da prova após o 2º anel.
As provas de CCE (CCI2*) acontecem até domingo (18/08) no Haras du Pin e em Caen e reúnem 50 competidores de 25 países. Hoje foi realizada a prova de Adestramento e Márcio Jorge Carvalho, com Lissy Mac Wayer, foi o brasileiro melhor colocado, na 15ª posição, com 52.2 pontos perdidos. Logo em seguida veio Guega Fofanoff / Aspen Aspire, em 16º, computando 52.6 pontos perdidos e Marcelo Tosi / Briefing DB Z em 19º lugar, totalizando 53.3 pontos perdidos. No sábado (17/08) será vez dos atletas mostrarem suas habilidades no Cross Country e no domingo (18/08) no Salto.
Os Jogos Equestres Mundiais da Normandia serão realizados entre 24 de agosto e 7 de setembro de 2014. Irão participar da competição 1000 conjuntos das oito modalidades reconhecidas pela FEI: Salto, Adestramento, CCE, Enduro, Volteio, Rédeas, Atrelagem e Adestramento Paraquestre. Ao todo 60 países serão representados durante os 15 dias de competição, que deve receber 500 mil espectadores.
Fonte: MKT Mix Comunicação