Deu Brasil na disputa máxima no GP Longines da 9ª Etapa do Global Champions Tour, o maior circuito hípico do mundo, com vitória do medalhista olímpico brasileiro Doda Miranda. Com AD Rahmannshof’s Bogeno, Doda fez uma prova espetacular e com três pistas limpas em 40s48 no desempate garantindo o lugar mais alto do pódio.
Doda e AD Bogeno, conjunto que defendeu o Brasil em Londres 2012, rumo a vitória em Valkenswaard; imagem: Stefano Grasso / GCT
O GP de Valkenswaard, disputado perante plateia lotada na casa do organizador do evento Jan Tops, contou com a participação de 48 conjuntos e apenas cinco conseguiram completar os dois percursos com obstáculos 1.60m sem faltas e partiram para o desempate. Doda liderou a prova do começo ao fim sendo sempre o mais rápido em todas as voltas. Último a entrar no desempate, o brasileiro sabia que precisava bater o tempo de Simon Delestre para conquistar o título. Deu tudo certo com exatos quatro segundos a menos que o francês e aí foi só comemorar.
O francês Simon Delestre com Olassic Bois Margot ficou com a 2ª posição, sem faltas, em 44s48.Com uma falta no desempate, o conjunto medalha de prata em Londres 2012 o holandês Gergo Schröder com London chegaram em 3º, um derrube, 41s33.
Doda, Simon e Gerco no alto do pódio em Valkenswaard; imagem: Stefano Grasso / GCT
Com o resultado, Doda Miranda assumiu a quinta posição no ranking do GCT, com 162 pontos. A americana Laura Kraut é a primeira colocada com 187 pontos, seguida pelo atual nº 1 do mundo Christian Ahlmann, 185, a amazona paulista que defende Portugal Luciana Diniz, 166, e o alemão Ludger Beerbaum, 163.
“Valkenswaard é minha segunda casa. Diversas vezes eu bati na trave para vencer o GP, mas hoje finalmente conseguimos. Meu cavalo Bogeno estava merecendo uma vitória. Dedico a minha conquista a Corrie Tops, mãe do Jan Tops (organizador do GCT), por sua amizade e todo o carinho com todos nós”, destacou Doda, que também mora em Valkenswaard em seu manège AD Stables, em entrevista a TV do GCT. ”Hoje ainda vamos comemorar jogando futebol”, disse o brasileiro, que contou com imenso apoio dos amigos e equipe, com reforço especial, seu irmão o cavaleiro Nando Miranda, recém chegado na Holanda.
Mais cedo, Doda foi o 6º colocado na prova a 1.50m ao cronômetro. Com AD Uutje, Doda finalizou o percurso sem faltas, em 58s33. O primeiro lugar foi da jovem norte-americana Reed Kessler com Soraya de l’Obstination, sem faltas, 55s99s.
Na sexta-feira, 16, a amazona brasileira Karina Johannpeter com Ruswil emplacou na 5ª colocação na primeira disputa a 1.45 metro que teve vitória do francês Patrice Delaveau Quenndal de Lojou HD, ambos sem faltas, em 62s81 e 55s15, respectivamente.
O CSI5* de Valkenswaard começou na sexta-feira, 16/8, e termina domingo, 18/8, com a participação dos principais cavaleiros e amazonas do mundo. Ao longo dos três dias de competição serão distribuídos mais de 430 mil euros em prêmios, sendo que 285 mil foram apenas para o GP, válido pela 9º das 12 etapas do Global Champions Tour 2013.
Resultado GP do CSI5* de Valkenswaard (1.60m)
1º AD Rahmannshof’s Bogeno / Álvaro Miranda (BRA) – 0/0/0 – 40s48
2º Olassic Bois Margot / Simon Delestre (FRA) – 0/0/0 – 44s48
3º London / Gergo Schröder (HOL) – 0/0/4 – 41s33