Terminou no domingo, 18/8, o evento teste do Concurso Completo de Equitação rumo aos Alltech FEI Jogos Equestres Mundiais 2004, em Caen, na França. A vitória foi da italiana Vittoria Panizzon com Merlots Magic. Vittoria, que completa 30 anos mês que vem, largou na frente no Adestramento, manteve-se em 1º após o Cross Country com percurso de 26 obstáculos no Haras du Pin e com apenas um derrube no Salto levou a melhor totalizando 45,6 pontos negativos.
O 2º posto ficou com o consagrado ginete australiano Andrew How apresentando Cheeky Calimbo,46.1 pontos negativos. Enquanto a 3ª colocação foi da França com Maxime Livio montando Qalao des Mers, 47.9 pontos negativos.
Parte do Time Brasil em busca de uma vaga no Mundial 2014 também largou no Haras du Pin. Ao final, o melhor resultado coube a Marcelo Tosi com Briefing DB Z que emplacou na 10ª colocação totalizando 54.5 pontos negativos( 53.3 no adestramento, 1,2 pontos por excesso de tempo no Cross Country e sem faltas no Salto).
Marcelo Tosi e Briefing durante a inspeção veterinária; imagem: reprodução facebook
O segundo melhor resultado foi de Marcio Jorge Carvalho com sua nova égua Lissy Mac Wayer, 28º colocado, com 64.2 pontos negativos (52.2 no Adestramento, um brilhante percurso sem faltas no Cross e 12 pontos perdidos no Salto). Serguei Fofanoff com Aspen Aspire ficou em 38º lugar com 74.6 pontos negativos (52,6 no Adestramento, 16 no Cross e 6 no Salto). O neozelandês Mark Todd, bicampeão olímpico e técnico da equipe brasileira, acompanhou de perto o desempenho dos conjuntos.
Participaram do bem-sucedido evento teste, 44 cavaleiros de 20 nações. Os Jogos Equestres Mundiais da Normandia chegam a sua 7ª ediçaõ entre 24 de agosto e 7 de setembro de 2014. São esperados 1000 conjuntos nas oito modalidades reconhecidas pela FEI: Salto, Adestramento, CCE, Enduro, Volteio, Rédeas, Atrelagem e Adestramento Paraquestre. Ao todo 60 países serão representados durante os 15 dias de competição, que deve receber 500 mil espectadores.
Marcelo Tosi, Marcio Jorge e Serguei Fofanoff são alguns dos atletas do CCE que fazem parte do projeto de convênio entre a CBH e o Ministério do Esporte, que também envolve o COB, que tem como objetivo a preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Fonte: CBH e MKT Mix Comunicação