superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Rio de Janeiro, Brasil.O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Rio 2016) apresentou nesta segunda-feira o Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016, elaborado com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) para estabelecer os fundamentos da integração de princípios, ações e projetos relativos à sustentabilidade no planejamento e operação dos eventos.

O lançamento foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que prevê, entre outras atividades, uma avaliação do plano e a mediação do diálogo entre o Rio 2016 e a sociedade civil sobre sustentabilidade.

Também foi revelada a submarca Abraça Rio 2016, que será utilizada em todas as comunicações dos Jogos relacionadas ao Programa de Sustentabilidade e será a forma com a qual a organização abraçará programas e projetos alinhados com os princípios do plano. O nome escolhido busca motivar o engajamento das pessoas, convidando-as a fazer parte da transformação promovida pelo evento.

“O esporte pode e deve desempenhar um papel de liderança na promoção de um mundo mais sustentável. Desde a Conferência Rio 1992, a preocupação do Movimento Olímpico com as questões ambientais é crescente. Em 1996, uma modificação na Carta Olímpica reconheceu o meio ambiente como terceiro pilar do Olimpismo e, em 1999,o COI produziu a Agenda 21 do Movimento Olímpico, que define políticas associadas ao esporte”, disse o Presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

“Nosso objetivo é integrar a sustentabilidade a todo processo de organização, reduzindo o impacto dos Jogos e deixando um exemplo de boas práticas para toda a sociedade.”


“Juntos, esporte e meio ambiente são uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável. Por esta razão o PNUMA trabalha em parceria com o Movimento Olímpico já há duas décadas. Um evento do porte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma excelente oportunidade para a implementação e disseminação de práticas sustentáveis, e não poderia ser diferente nos primeiros Jogos na América do Sul, uma região tão importante para a conservação da biodiversidade e vocação para desenvolvimento de economias de baixo carbono”, afirma Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil.

Os Jogos Rio 2016 são geridos pelos quatro princípios para os sistemas de gestão de sustentabilidade em eventos: responsabilidade, inclusão, integridade e transparência.

Conforme previsto no Dossiê de Candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os compromissos assumidos no documento serviram de partida para a elaboração do Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos. Tais compromissos foram atualizados com base no ganho de maturidade dos projetos e programas Olímpicos e Paralímpicos e na evolução de práticas, tecnologias, normas internacionais, conhecimento, legislação e políticas públicas.

Com a conclusão do Plano de Sustentabilidade, iniciou-se um processo de revisão das metas da candidatura com base nesses mesmos fatores e de diálogo com a sociedade civil auxiliado pelo PNUMA. Esse processo resultará numa segunda versão do plano.


Os objetivos estratégicos do Plano de Sustentabilidade também estão sustentados pelos três pilares que foram propostos na candidatura e estão alinhados aos princípios de desenvolvimento sustentável ratificados pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, aos quais correspondem os nove eixos temáticos abaixo:


Planeta (Pegada ambiental reduzida): Transporte e Logística; Desenho e Construção Sustentável; Conservação e Recuperação Ambiental; Gestão de Resíduos


Pessoas: Engajamento e Conscientização; Acessibilidade Universal; Diversidade e Inclusão


Prosperidade: Cadeia de Suprimentos Sustentável; Gestão e Reporte


Lançamento da submarca Abraça (Sustentabilidade)

Elementos visuais mais notáveis dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as marcas caracterizam os eventos, representando sua essência, seus valores e conceitos. Além delas, os Jogos têm ainda as submarcas para programas com visibilidade própria de comunicação e eventos relacionados. “Abraça”, a submarca do Programa de Sustentabilidade, leva a cor azul e é inspirada na identidade visual Rio 2016 com o objetivo de promover comportamentos responsáveis com as pessoas e o planeta e construir um futuro mais próspe ro através da organização dos Jogos.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.


Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.


Os Jogos Olímpicos Rio 2016 têm cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foram concluídas também quatro parcerias de nível 2 (apoiador) – EY, Sadia, Batavo e Skol. Já foi concluída uma parceria de nível 3 (fornecedor) – Nike.


Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm sete parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Sadia.

Sobre o PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a principal autoridade global em meio ambiente e agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso e?ciente de recursos para atingir o desenvolvimento sustentável.

Estabelecido em 1972, o PNUMA tem entre seus principais objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento; alertar povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente e recomendar medidas para melhorar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das gerações futuras.

Com sede em Nairóbi, no Quênia, o PNUMA dispõe de uma rede de escritórios regionais para apoiar instituições e processos de governança ambiental e, por intermédio dessa rede, engaja uma ampla gama de parceiros dos setores governamental, não-governamental, acadêmico e privado em torno de acordos ambientais multilaterais e de programas e projetos de sustentabilidade.

Em 2004, o PNUMA inaugurou o escritório de Brasília, como uma estratégia para reforçar suas atividades no país, tendo como objetivo facilitar a identi?cação de prioridades e desenvolver iniciativas que atendam especi?cidades subregionais e nacionais.

A versão completa do Plano de Gestão da Sustentabilidade estará disponível na área de Sustentabilidade do site oficial Rio 2016: www.rio2016.com/sustentabilidade


Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
                       
 logo rocha 35            anonimo        

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.