Foram 13 os conjuntos entre um total de 42 que se habilitaram ao desempate na principal prova do primeiro dia do 3º Classic Horse Show na Sociedade Hípica Paulista na tarde dessa sexta-feira, 30/8. No desempate, cinco voltaram a zerar o percurso com chamada a 1.45 metro idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo com vitória do top carioca Fabio Leivas da Costa montando Uncle Berry Guvision.
Mas a definição do placar teve um impasse. José Roberto Reynoso Fernandez Filho com seu Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica, dupla que defendeu o Brasil em Londres 2012, havia assumido a liderança em 43s85, sem faltas. Após a linha de chegada, mas ainda em pista, um obstáculo caiu e a dupla acabou sendo penalizada com uma falta conforme a regra de que nenhum obstáculo pode cair com o conjunto em pista. O cavaleiro recorreu da decisão mas acabou desistindo e o resultado foi então oficializado: vitória para Fabio com seu Uncle Berry Guvison, pista limpa, em 44s88.
Fabio Leivas, 1 e 3º colocado, comemora ao lado do amigo e patrocionador Marco Antonio Alencar; foto: CM
A 2ª colocação ficou com o sempre competitivo medalhista pan-americano Cesar Almeida apresentando Vanity Império Egípico, conjunto campeão do GP do Classic Horse Show 2012, que zerou em 45s95. A 3ª colocação foi novamente para Fábio, dessa feita, com Q Pleasure Domar, pista limpa, 48s07.
Na 4ª e 6ª colocação aparecem, respectivamente, o cavaleiro da casa Bartholomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, montando GK Rommy Basko, seguido por Mario Francisco Cia Junior com Botupharma Willen, conjunto que vem de vitória no GP Oi no Rio em 28/7, sem faltas em 51s40. E, finalmente, o 6º posto ficou com o tricampeão pan-americano Vitor Alves Teixeira com Woody Império Egípcio, uma falta, em 42s77, melhor tempo do desempate. Exceto o carioca Fábio todos os demais classificados defendem as cores de São Paulo.
No final de semana, os destaques são o Mini GP a 1,40m no sábado, às 14h00, e o Grande Prêmio Hyundai a partir das 11h15 do domingo, 1/9, com dois percursos a 1,50 metro. A disputa também é válida como quarto GP de um total 8 válidos pelos ranking brasileiro Senior 2013, que tem o cavaleiro paulista Yuri Mansur na liderança.
Os campeões dos GPs no Classic Horse Show
Em 2012, o medalhista pan-americano Cesar Almeida e Vanity Império Egípcio venceram com único duplo zero falta do GP. Já em 2011, na 1ª edição, o jovem talento uruguaio e campeão olímpico da Juventude em 2010 Marcelo Chirico com Omaine du Landais foi o grande vencedor.
O evento tem patrocínio da Hyundai, Prefeitura de São Paulo, Royal Salute e RG com apoio Gerdau, La Martina, Belt, Harper’s Bazaar Brasil, Ceratti e Input.
Ranking Brasileiro Senior
1º Yuri Mansur Guerios – FPH – 44 pontos
2º Sergio Henrique Neves Marins – FHMG – 39 pontos
3º José Roberto Reynoso Fernandez Filho – FPH – 38 pontos
4º Cesar Almeida – FPH – 31 pontos
5º Vitor Alves Teixeira – FPH – 25 pontos
6ºE Francisco José Mesquita – FPH – 15 pontos
6ºE Stephan de Freitas Barchá – FPH – 15 pontos
Fonte: C. May