Três jovens talentos honraram as cores do Brasil no CSI Concurso Internacional Gran Derby World Cup Guaymaral em Bogotá, na Colombia, entre 4 e 6 de setembro.
Confraternização das equipes na importante experiência intercional para a nata jovem no tradicional evento da Colômbia
Acompanhados pelo experiente cavaleiro e treinador Nelton Marcon e o treinador Lúcio Osório, o catarinense Rodrigo Jardim Rosa, medalha de ouro por equipes na categoria children em Wellington 2013, vice-campeão brasileiro pré-mirim 2011, campeão brasileiro mini mirim 2010, campeão do Concurso Internacional de Salto de Caballos Compartidos 2010, João Vitor Martins Custodio e Lorenza Salomão Mattos, ambos mini mirins de São Paulo, obtiveram importantes resultados.
O time Brasil a postos
Nelton Marcon enviou um relatório sobre o desempenho dos atletas
Primeiramente gostaria de agradecer a confiança e o apoio da CBH a estes jovens cavaleiros. Eles representaram o Brasil com extrema dedicação e compromisso. No primeiro dia de competição o cavaleiro mini mrim, João Victor Custódio, montou de maneira brilhante e obteve seu primeiro "0" no concurso, empatando no primeiro lugar.
A amazona Lorenza Salomão Mattos, também da categoria mini mirim, cometeu 1 falta, porém também montando de maneira exemplar. Considero que não houve falha da amazona e sim uma fatalidade em uma testeira branca com gancho reto.
Lorenza e João Vitor
O cavaleiro mirim Rodrigo Jardim conquistou um excelente "0", empatando em primeiro lugar para o campeonato e o quinto lugar na premiação de pista.
No segundo dia de competição, os três cavaleiros montaram de maneira impecável, com três lindas pistas sem faltas. Com estes resultados Rodrigo Jardim e João Victor Custódio se classificaram para a Final A no domingo. Lorenza Salomão Mattos, pela infelicidade do resultado do primeiro dia, classificou-se para a Final B.
Rodrigo com sua mãe e Nelton na premiação da segunda classificatória
No sábado, terceiro dia de provas, tivemos Lorenza Salomão Mattos em pista. Seu melhor dia, com a melhor atuação, outro lindo "0". Na prova, que foi julgada com tempo ideal oculto, Lorenza conquistou o 6º lugar. Mais uma vez colocando a capa do Brasil no galope da vitória.
Lorenza com muita honra pelas cores do Brasil
No quarto dia, grande Final A, o cavaleiro João Victor voltou a repetir seus constantes zeros. No desempate na disputa pelo campeonato uma falta sutil o tirou do pódio.
Na categoria mirim, Rodrigo Jardim também voltou a nos apresentar um impecável "0". Dez cavaleiros se classificaram para o desempate do campeonato. Houve somente dois percursos sem faltas. Rodrigo foi extremamente rápido, sendo 6 segundos mais rápido que o vencedor, porém cometeu dois derrubes.
Os colombianos, que apreciam muito a delegação brasileira, ofereceram a mim e ao Rodrigo a oportunidade de participação no Speed Derby, prova final do concurso, montando outro animal. Fomos o único país convidado. Avaliamos o cavalo oferecido e aceitamos o desafio. Prontamente a Federação Equestre Colombiana autorizou a participação do Rodrigo. O Derby, contava com inúmeros obstáculos naturais a uma altura de 1,20 m. Por mais que o Rodrigo não tivesse nenhuma experiência com este tipo de obstáculos, escutou as orientações e as executou perfeitamente. Resultado final: estréia em Speed Derby com Vice Campeonato, onde mais de 40 inscritos disputavam o título.
Rodrigo Jardim Rosa, vice-campeão do speed Derby, com Nelton Marcon
Na sexta-feira também houve uma prova festiva Carro-Cavalo, e a delegação do Brasil foi novamente convidada. Havia 17 duplas inscritas, sendo a única estrangeira do Brasil. Lúcio Osório montando e eu dirijindo uma Mercedes conseguimos o terceiro lugar, animando o público.
Para finalizar, gostaria de fazer um especial agradecimento aos pais e avós que acompanharam esta empreitada. A união e companherismo demonstrada pelos cavaleiros foi um reflexo da atitude deles com todos juntos a todo momento.
Obrigado a "FEDERACIÓN ECUESTRE DE COLOMBIA Y CLUBE GUAYMARAL" pela hospitalidade. Especial obrigado a Dr. Jorge Verswivel por tudo.
Agradeço a CBH mais uma vez pela confiança em meu trabalho. Também gostaria de agradecer o companheirismo de Lucio Osório, um excelente profissional que me apoiou todo o tempo.
Abraço, Nelton Marcon.