A tarde dessa sexta-feira, 20/9, foi especial para o Hipismo brasileiro no Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude em Rosário, na Argentina. Os jovens talentos de salto conquistaram os títulos de campeões americanos nas categorias Mirim e Junior e sul-americano de young riders e ainda garantiram a medalha de prata na competição. A dobradinha dupla no três pódios, junto com a medalha de ouro por equipes na categoria Pré-Junior na noite de ontem, 19/9, comprova o excelente trabalho que a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) vem fazendo nas categorias de base com o apoio fundamental do Ministério do Esporte.
Só deu pra Brasil no placar das equipes com quatro ouros e três pratas
O Brasil conquistou a medalha de ouro Mirim com a Equipe Amarela, formada por Paulo Miranda/Larissa H (4/4), Siew Chiang/Asterix (0/0), Alexia Ramos da Silva/Avant Guard (0/0) e Samanta Tiveron/Upsakee (0/0), sem nenhum ponto perdido no total. A medalha de prata ficou com a Equipe Verde formada por Laura Rait/MD Quastor JMen (0/0), Leonardo Nassif/GB Rupina JMen (12/4), Rafaela Dall´Oglio/Madame Lili (8/0) e Vittorio Burger/Cheese Z (0/0), com oito pontos. O bronze ficou com os donos da casa, que somaram 12 pontos perdidos.
Dobradinha brasileira com ouro e prata na categoria mirim
Laura Rait e MD Quastor JMen é uma das lideres individuais
Alexia Ramos da Silva e Avant Guard também está na liderança individual
Samanta Tiveron e Upsakee mais uma forte conjunto na liderança rumo a finall
O título da categoria Junior ficou com a Equipe Amarela: Giulia Scampini/HRC Keep on Fighting (0/0), Pedro Carvalho/Royal Flow HV(8/8), Rafael Moderno/RRM Calousco (10/0) e Sofia Scheer/Levin Z Top Car (5/8) somaram 21 pontos perdidos e garantiram o lugar mais alto do pódio.Integraram a Equipe Verde os conjuntos Alberto Sinimbu/GR Armani (4/8), Bianca Rodrigues/Abernante (8/4), Daniela Martins/Zarisma (4/0) e Fernando Penteado/Arriminum TW (48/4). Juntos eles tiveram 24 pontos perdidos e conquistaram a medalha de prata, seguidos pela Argentina com 59 pontos perdidos.
Mais um ouro e uma prata para a nata jovem brasileira da categoria junior
Giulia Scampini e HRC Keep on Fighting vêm com tudo rumo a finall
Daniela Martins e Zarisma vêm na liderança empatada com Giulia
Na categoria Young Riders, o time verde de ouro contou com Antonio Pedro Costa / Renomee JMen (4/0), Victor Mariano Luminatti / Tiara W ML (0/4), João Pedro Lambertucci / Nutreal Take Away (4/1) e Guilherme Dutra Foroni / Cavalo Urbano Cerana JMen (17/8) totalizando 13 pontos perdidos. A medalha de parte ficou com time amarelo formado por Luis Antonio Piva Filho / Cavalleria Toscana Zaterdag (4/0), Guilherme Saraiva de Morais Filho / Carry 62 (4/0), Rodolfo Braido Locoselli / HH Corde Classic (15/4) e Kitaro Baldaia Bemfica / Boomerang VH Kluizebos (13/4) com 35 pontos. O bronze foi para o time argentino com 62 pontos perdidos.
Fechando a rodada mais um ouro e prata, os young riders brasileiros também dominaram o placar
Victor Mariano Luminatti e Tiara W ML é vice líder rumo a Finall
Guilherme Saraiva de Morais Filho e Carry 62 vem em 3º lugar
Luis Antonio Piva Filho e Cavalleria Toscana Zaterdag estão na 4ª colocação
O Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude começou no dia 18 de setembro e vai até domingo, 22/9, no Jockey Club de Rosário, na Argentina. A competição tem a participação de atletas das categorias Mirim, Pré-Junior, Junior e Young Rider. Além do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina também disputam a competição com a chancela da Federação Equestre Internacional. O Brasil é forte candidato a medalha individual em todas as categorias.
O Campeonato Americano de Rosário será classificatório, na categoria Junior, para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China. Cinco conjuntos, sendo um por país, que atingirem o índice necessário para a classificação poderão participar da competição.
Fonte: MKT Mix Comunicação - fotos: Luis Carlos Ruas / CBH