Com uma excelente atuação no começo da tarde dessa sexta-feira, o Brasil se classificou em 1º lugar para a grande final da Copa das Nações, que acontece no domingo, 29/9, no CSIO5*de Barcelona. A equipe brasileira foi formada por Rodrigo Pessoa / Citizenguard Cadjanine Z, Doda Miranda / AD Rahmannshof'S Bogeno, Marlon Zanotelli / Clouwni e Eduardo Menezes / Calavda. Com apenas um ponto perdido por excesso de tempo, o Brasil foi o melhor dos 18 países que disputaram a semifinal da Copa das Nações e garantiu a sua participação na disputa pelo título da competição.
Décimo quinto país a entrar na pista, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa abriu a participação do Brasil. Com Citizenguard Cadjanine Z, Rodrigo completou o percurso a 1.60m sem cometer faltas em 75s64. Marlon Zanotelli e Clouwni não derrubaram nenhum obstáculo, mas tiveram um ponto perdido por excesso de tempo ao terminar a prova em 81s11. Conjunto que encerrou a participação do Brasil na semifinal, Doda Miranda e AD Rahmannshof'S Bogeno fizeram uma passagem limpa com o tempo de 77s92. O resultado descartado foi de Eduardo Menezes e Calavd"Estou muito satisfeito da gente ter passado para segunda passagem. Três dos quatro cavalos saltaram muito bem e agora falta refazer tudo pra domingo", destacou Rodrigo.
Eduardo, Rodrigo, Marlon, Doda e Jean-Maurice Bonneau; imagem reprodução Instagram Normandia
Para Jean Maurice Bonneau, chefe de equipe do Brasil, “o objetivo era ficar entre os oito melhores para chegar à final e terminar em primeiro lugar foi realmente muito bom. Precisamos ter calma porque a competição ainda não acabou, pelo contrário, ela começa para valer no domingo e temos grandes adversários pela frente. Mas o resultado de hoje nos deixa bastante confiantes.”
O CSIO5* de Barcelona distribui 2.3 milhões de euros, sendo dois milhões somente para a Copa das Nações. Por conta do sistema de competição e do alto nível dos participantes a organização do concurso comparou o evento à disputa dos Jogos Olímpicos. Com transmissão pela internet e pela televisão para o mundo todo é esperada uma audiência de 195 milhões de pessoas.
Além do Brasil, estão classificadas para a final da Copa das Nações as equipes da Holanda, Bélgica, Irlanda, França, Grã-Bretanha, Canadá e Ucrânia. Todos os times entram na pista domingo, 29/9, com seus resultados zerados. A competição terá uma volta e um desempate para o primeiro lugar, caso seja necessário.
A participação do Brasil na etapa final da Copa das Nações faz parte da estratégia de preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 numa parceria entre a Confederação Brasileira de Hipismo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte.
Fonte: MKT Mix Rio