No segundo e no terceiro dias do treinamento com Anna Ross Davies, quarta e quinta-feira, 25 e 26/9, a análise da filmagem da reprise de cada conjunto foi o ponto alto dos trabalhos no Clube dos Cavaleiros Victorino Machado, em Rio Claro, SP.
Tom Bombadil e Ruy Fonseca em alta energia, sob o olhar de Anna Ross Davies
Na parte da manhã, após o aquecimento e algumas sugestões da técnica de Adestramento da equipe brasileira de CCE, o desempenho de cada conjunto foi registrado em vídeo, enquanto executavam as reprises FEI 4, 3 ou 2 estrelas, dependendo do nível dos cavalos.
Anna com Marcio Jorge e Josephine na manhã de quinta-feira
Na quarta-feira, a equipe da EPTV (afiliada local da Rede Globo), entrevistou a amazona britânica além de vários participantes, e registrou imagens dos treinos.
Ruy traduzindo as declarações de Anna para a equipe de reportagem da Rede Globo
Na parte da tarde, todos se reuniram para uma aula teórica onde Anna não apenas projetou as reprises do dia, porém exibiu também recentes apresentações de Adestramento de diversos conjuntos internacionais de CCE, detalhando os pontos altos e recursos utilizados pelos cavaleiros para otimizar a impressão que dão aos juízes.
O período da tarde foi dedicado à análise conjunta de todas as reprises
Realizando este mesmo processo em dois dias seguidos, todos puderam observar a evolução de cada conjunto em apenas 24 horas, visível na comparação das reprises da quarta com as de quinta-feira. Os participantes ficaram motivados ao se darem conta de que o grande elemento da evolução é a atitude, a concentração e a consequência na comunicação e no trabalho com os cavalos.
Ruy Fonseca e Jesper Martendal esperando sua vez de executar a reprise
Alguns dos jovens ginetes da equipe de base também estiveram presentes, aprendendo enquanto ouviam nossos cavaleiros internacionais e olímpicos criticando as próprias performances.
Ao final dos trabalhos, Anna usou o conhecimento das características de cada conjunto para oferecer sugestões e diretrizes para o treinamento até a próxima clínica oficial da equipe de CCE, em novembro.
Henrique Pinheiro trabalhando Quenotte com as instruções de Anna e a tradução de sua esposa Ana Paula
De maneira crescente, os trabalhos da equipe brasileira de CCE focam no seu maior objetivo imediato: a participação nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, em agosto de 2014. A intenção da CBH, através da Diretoria de CCE, é apresentar conjuntos verdadeiramente competitivos, a começar pelo Adestramento, pois apenas a melhora nesta etapa do Concurso Completo de Equitação já é bastante para ganharmos várias posições no resultado de nossa equipe. Assim o universo do esporte equestre começará a se dar conta de que o CCE brasileiro chegou a uma nova fase. Este crescendo, no que depender dos esforços dos cavaleiros e de todos os envolvidos neste projeto, chegará aos Jogos Olímpicos Rio 2016 em seu melhor momento.
Nas palavras de Anna Ross Davies: “Agora a meta não é mais apenas participar de concursos internacionais, e sim competir neles”.
Gustavo Pagoto apresentou-se com a indumentária completa
Antes de voltar à Inglaterra, Anna segue para uma clínica de adestramento no CHSA, em São Paulo. Será seu primeiro contato com os cavaleiros brasileiros do “puro” Adestramento.
Todos terminaram a clínica satisfeitos e motivados. Da esquerda para a direita, Ruy Fonseca, Henrique Pinheiro, Gustavo Pagoto, Marcio Jorge, Anna Ross Davies, Ricky Candi e Jesper Martendal
Fonte: Claudia Leschonski, Gestora de CCE da CBH