A equipe do Brasil conquistou neste domingo, 29/9, a medalha de prata na grande final da Copa das Nações, em Barcelona, na Espanha. O time formado por Rodrigo Pessoa / Citizenguard Cadjanine Z, Eduardo Menezes / Calavda, Marlon Zanotelli / Clouwni e Doda Miranda / AD Rahmannshof's Bogeno somou nove pontos perdidos e garantiu o 2º lugar na competição. A França foi a campeã com oito pontos perdidos e a medalha de bronze foi para a Irlanda, que somou 12 pontos perdidos.
Por ter sido a melhor equipe na semifinal, o Brasil teve a vantagem de ser o último país a entrar na pista. Rodrigo Pessoa e Citizenguard Cadjanine Z cometeram uma falta. Eduardo Menezes e Calavda somaram 12 pontos perdidos e tiveram seu resultado descartado.
Rodrigo e Citizenguard Cadjanine Z em ação; imagem: © Tomas Holcbecher
Marlon Zanotelli e Clouwni completaram o percurso a 1.60m sem nenhum derrube, mas tiveram um ponto perdido por excesso de tempo. Último conjunto a entrar na pista, Doda Miranda e AD Rahmannshof's Bogeno tinha a difícil tarefa de fazer um percurso limpo para garantir o título. Mas com uma falta somou para o time do Brasil nove pontos e a conquista da medalha de prata.
Marlon e Clowni em grande salto; imagem: © Tomas Holcbecher
"Ficamos muito perto do título, talvez por causa de um pouco de falta de sorte e também por um erro meu. Mas todos nós estamos muito felizes com o resultado, a nossa equipe estava muito entrosada e mostramos que temos nosso lugar em campeonatos importantes como esse", contou o campeão olímpico Rodrigo Pessoa. "Pessoalmente, gostei muito do novo formato da Copa das Nações, está bastante competitivo e todas as equipes estavam em alto nível, isso é ótimo para o esporte. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais e assim certamente conquistar outros grandes resultados, inclusive nos Jogos Equestres Mundiais", completou Pessoa.
Doda com AD Bogeno em ação; imagem: © Tomas Holcbecher
Além da final da Copa das Nações, os cavaleiros brasileiros disputaram um prova na parte da manhã com obstáculos a 1.45m. Doda Miranda e AD Norson chegaram em 4º lugar sem faltas em 56s34. Marlon Zanotelli e Clintash chegaram 7º lugar com zero faltas em 57s11 e Rodrigo Pessoa, com Citizenguard Million Dreams, ficou com o 8º lugar com pista limpa em 58s11.
O CSIO5* de Barcelona distribuiu 2.3 milhões de euros em prêmios, sendo dois milhões somente para a Copa das Nações. Por conta do sistema de competição e do alto nível dos participantes, a organização do concurso comparou o evento à disputa dos Jogos Olímpicos. A participação do Brasil na final da Copa das Nações faz parte da estratégia de preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 em uma parceria entre a Confederação Brasileira de Hipismo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte.
Final da Copa das Nações - 1.60m
Campeã França - 8 pontos
Vice Brasil - 9 pontos
3° Irlanda - 12 pontos
4° Holanda - 12 pontos
5° Bélgica - 16 pontos
6° Canadá - 17 pontos