O Uruguai sediou, de 22 a 29/9, o Pan-Americano de Enduro Equestre, homologado pela FEI, na cidade de Trinidad. O Brasil não apenas participou, como trouxe para casa a medalha de prata na categoria Senior.
A equipe medalha de prata
Integraram o time de prata André Vidiz / SM Bomberito, Fernando Gonçalves Costa / Baladynno Rach, Léo Steinbruch / Halpern Endurance e Rafaela Moreira Barreto / Amyra El Emir.
No desfile das delegações
Entre os brasileiros a melhor classificada na prova foi Rafaela, 4ª colocada. André foi o 6º e Léo terminou no 8º posto. Fernando não chegou a concluir a prova. Newton Lins Filho não participou porque seu animal Abdullah não passou na inspeção veterinária.
André Vidiz e seu apoio no Uruguai: 6ª colocação individual
O experiente Léo Steinbruch já previa o resultado antes mesmo da largada, em entrevista para o site Enduro Online: "Nós temos que acreditar que tudo vai dar certo. Rafaela sabe competir, é super experiente e é nosso amuleto." A equipe da casa ficou com o ouro e o Chile levou o bronze.
Léo Steibruch comemora
A equipe Young Rider também teve que lidar com uma baixa de última hora. A égua Lisboa Endurance, montada de Mariana Amaral Neves, ao que tudo indica foi mordida por uma cobra não venenosa e o conjunto teve que ser substituído por Gabriela Moreira de Abreu com LR Obama. Também integraram o Time Brasil Rodrigo Moreira Barreto com RT Dahhan, 7º lugar na prova, Rodrigo Beneplácido com Ho All Black, 12º. Pedro Liberal Lins com NNL Just For You e Gabriela com LR Obama não terminaram. O ouro mais uma vez ficou para o Urugai e o Chile levou a medalha de prata.
A jovem equipe Young Rider
Rodrigo Barreto, 7º lugar no individual
Presente no campeonato como chefe de equipe, Ronaldo Bittencourt Filho, diretor de enduro e vice-presidente da CBH, teve participação efetiva nas conquistas. "A experiência foi muito boa porque montamos um grupo e ele estava muito focado. A equipe permaneceu concentrada e confiante. O Uruguai nos recebeu muito bem e o evento foi excelente", ressaltou Ronaldo, em entrevista ao portal Enduro Online.
A união faz a força
O jovem Miguel comemorando
Pedro Lins e Rodrigo Beneplácito
O grupo brasileiro estava coeso e confiante
CBH com a fonte: Enduro Online; fotos: cedidas