a prova Bradesco Private Bank, CSIO 4* – W – The Best Jump 2013, na tarde desta quinta-feira, 3, o domínio foi argentino nas três primeiras posições. Realizada na pista de grama (internacional), com obstáculos de 1,40m e percurso desenhado por Guilherme Junqueira Jorge, teve o cavaleiro Matias Albarracin, conduzindo CBC Chelana, como vencedor, pista limpa, em 49s91. Em segundo ficou seu compatriota, Ezequiel da Ponte, com Gama Romeo, sem faltas, 49,93s e em terceiro, o também argentino Martin Dopazo, com Du Noble, 50s29. Somente no quarto lugar chegou um brasileiro, Flavio Grillo Araujo, com QH Negresco de Safray, que zerou em 52s29.
“O resultado foi uma injeção de ânimo para que possa retomar o caminho das vitórias”, explicou o cavaleiro Matias Albarracin, que há onze anos ganhou o Grande Prêmio do The Best Jump. Sobre suas chances de repetir o feito no próximo GP de domingo é mais contido. “Aposto todas as fichas no meu irmão Álvaro, que está com um cavalo fantástico e reúne todas as chances de vitória”, disse. Além de Matias, seu pai Justo e o irmão Álvaro já venceram provas do The Best Jump em edições anteriores.
Matias salta para a vitória na Sociedade Hípica Porto Alegrense; foto: Ivan Andrade
Os prêmios foram entregues pelo Superintendente Executivo do Bradesco Private Bank, Marcos Moura Mertens e pelos gerentes regionais da instituição, Paulo Piazentini e Daniel de Assis Pereira. No segundo dia de competições do The Best Jump foram realizadas sete provas das 25 que compõem o Concurso de Saltos Internacionais. Na quarta-feira, 2, foram realizadas duas, mais o Warm-up (carro + cavalo). Na sexta-feira, 4, acontecem mais seis provas, com destaque para a Copa das Nações – Prêmio Gerdau, que pontua para o Mundial.
Outras disputas no 2º dia
Na Prova SAP, realizada na pista de grama, com obstáculos de 1,35m e percurso desenhado por Guilherme Nogueira Jorge, o vencedor foi Cesar Almeida, montando Sir Balounei Joter, com zero falta e 32,99s. O segundo lugar ficou com Marcello Ciavaglia, com Queenie, com 33,05s e na terceira posição, André Oliveira Campos Freire, com Geisha Van Orshof, com 38,74s. Os prêmios foram entregues pelo presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres e também presidente do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro. A Prova Metalúrgica do Vale, realizada na pista de areia, com obstáculos de 1,15m para cavalos novos de cinco anos, teve percurso desenhado por Marcos Capra de Castro. Os vencedores, que completaram a prova sem nenhuma falta, foram: Denis Gouvea, com Centauro MN, Cesar Almeida com Graffe Das Umburanas e Daniela Lemos Castro, com Lorenza J Men.
O gaúcho Denis Gouvea no placar; imagem: divulgação
Já a Prova Supra, na pista de grama, com obstáculos de 1,35m, com percurso desenhado por Guilherme Nogueira Jorge, teve como vencedor Denis Gouveia, montando Zanea, sem faltas, 41,39s. Com o segundo lugar ficou Giovanna De Finis Sobania, com XK Atomo Clasi, seguido por Felipe Amaral, com Latino, ambos sem faltas, 36s94 e 40s43. Os prêmios foram entregues por Suzana Gewher, gerente de Marketing da Supra.
A prova Haras Joter, para cavalos novos de seis anos na pista de areia e desenhada por Marcos Capra de Castro, teve como vencedores Ricardo Alcoba Kroeff, com Cher Boa Vista, Martin Rodrigues, com Corado, e Cristiano Quadros de Castro, com Sir Atletico Joter II. Todos concluíram o percurso sem falta. Os prêmios foram entregues pelo delegado técnico da CBH Artísio Marchiori Neto.
A prova Bettanin, série Amador A, na pista de areia, e 1,10m teve como vencedor Guilherme Mello, com CRM Guga, sem faltas, 57s85. Na segunda posição ficou Luma Fernandes de Souza Spina, com Ksar Du Houmier Z, sem faltas, 57,94s. Em terceiro lugar, Eduardo Palma Gheller, com Allamanda Star Jmen, pista limpa, 59s37.
Fonte: fróes, berlato associadas; fotos: Ivan Andrade