A equipe brasileira - José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica, Cesar Almeida com Vanity Imperio Egipcio, Adir Dias de Abreu Junior com Wingina e Yuri Mansur Gueiros com Amor - foi a campeã da Copa das Nações, Prêmio Gerdau, do CSIO 4* - W – The Best Jump 2013, na tarde desta sexta-feira, 4, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense.O Brasil fechou com 18 pontos perdidos. Em segundo lugar chegou a equipe da Venezuela, 26 pontos perdios, e Estados Unidos e da Argentina empataram na 3ª colocação, 33 pontos perdidos.
Jean -Maurice Bpnneau, consultor técnico da equipe brasileira, com os campeões Yuri, Zé Roberto, Cesar e Adir
A prova foi disputada na pista de grama, como obstáculos de 1,50m e desenhada por Guilherme Nogueira Jorge. O Canadá ficou com o quinto lugar e o Chile acabou se retirando do páreo. Cada equipe disputou as duas rodadas de saltos com quatro conjuntos.
Os prêmios foram entregues pelos presidentes da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni e Federação Gaúcha de Esportes Equestres e do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro, e do presidente de Honra do Concurso, Jorge Gerdau Johannpeter.
LuiZ Roberto Giugni, presidente da CBH, o técnico Jean Maurice Bonneau e o anfitrião Jorge Gerdau Johannpeter, presidente de honra do evento
O The Best Jump, que em 2013 completa 45 anos, é considerado um dos mais importantes eventos do calendário brasileiro, o concurso de saltos internacionais é promovido pela Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Equestre Internacional (FEI). O concurso de saltos, que encerra no domingo (6), com o Grande Prêmio Bradesco Private Bank, está sendo disputado na Sociedade Hípica Porto Alegrense - Avenida Juca Batista, 4931, no bairro Belém Novo -, com entrada franca, reúne 300 conjuntos de cavaleiros e amazonas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Venezuela, México e Chile.
A Copa das Nações encerrou o terceiro dia do The Best Jump que teve as amazonas como destaque nas outras cinco provas. A catarinense Mariana Cassettari, montando X TRA GMS derrotou o cavaleiro argentino Matias Albarracin, que conduziu o C B C Chelana, no desempate do Prêmio Ipiranga, realizado no pista de grama – internacional -, com obstáculos de 1,40m e percurso desenhado por Guilherme Nogueira Jorge
A paulista Manuela Mendes Gonçalves Motta, conduzindo SL Space II, foi a vencedora do Prêmio Mitsubishi Motors, realizada na pista de grama – série Amador -, com obstáculos de 1,30m, percurso desenhado por Marcos Capra de Castro. Na segunda prova do dia, Manuela zerou o percurso com o tempo de 62,84s. A paranaense Giovanna de Fins Sobania, conduzindo XX Atomo Clasi, venceu o Prêmio IBM, na pista de grama – série internacional -, com obstáculos de 1,35m e desenhada por Guilherme Nogueira Jorge. O Rio Grande do Sul também esteve no podium, com Luma Fernandes de Souza Spina, montando Ksar Du Houmier Z, que venceu o Prêmio Escala, na pista de Areia, no final da manhã.
Resultado completo - clique aqui
Com a fonte: froés, berlato associadas - imagens: Ivan de Andrade/Divulgação