O sábado, 5, quarto dia de competições do CSIO 4* - W – The Best Jump 2013, que acontece até domingo, 6, na Sociedade Hípica PortoAlegrense foi marcado pelas belas disputas. A prova Internacional mais importante foi o Mini GP Prêmio Brasken, disputado na pista de grama, com obstáculos de 1,40m, que teve como vencedor o brasileiro Flavio Grillo Araujo, com Qh Negresco de Safray, sem faltas, 33s26s.
Flávio Grillo acrescenta mais uma vitória a sua coleção; imagem: reprodução facebok Best Jump
O que parecia ser muito difícil de ser batido pelos demais competidores quase aconteceu. Seu compatriota, Bartolomeu Bueno de Miranda Neto, com Pampa Des Dames foi o último a entrar na pista e registrou pista limpa 32s28, dois centésimos a mais que o primeiro colocado. O terceiro posto ficou com a jovem amazona Isabella Galliez Pinto Salles com Princess Emily, sem faltas, 33s81, pelo Brasil. Os prêmios foram entregues pelo diretor Institucional da Braskem, João Rui Freire e pelo presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres e do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro.
O Prêmio Concepa, realizado na pista de grama no início da tarde, com obstáculos de 1,45m, teve podio internacional. O vencedor foi Juan Alvarez Del Castillo do México, montando Coloredo 2, 46s68 no desempate, sem faltas. Na segunda posição ficou o argentino Martin Dopazo, com Cabrera Z, 40s61, uma falta. O terceiro colocado foi o brasileiro Fabio Leivas, com Uncle Berry, com o tempo de 42s50, duas faltas. Participaram 28 conjuntos. Os prêmios foram entregues pelo presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres e do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro.
Fernando Wallau repetiu o feito da sexta-feira, 4, e conquistou o primeiro e o segundo lugar no Prêmio Ceratti, série Amador, respectivamente com CRM Tricos e CRM Chaos Z, ambos sem faltas, em , encerrou a prova em 31,16s. E, alcançou também o segundo lugar, com CRM Chaos Z, em 31s16 e 31s70. O terceiro lugar ficou com o Tenente Gilmar Graziotin Teixeira Lopess, montando Lucky Lord Joter, sem faltas, 32s95. A prova, com altura de 1,20m, teve participação de 29 conjuntos, classificando oito para o desempate. Bárbara Ceratti, da Ceratti, entregou a premiação.
Fernando Wallau redebe seu prêmio de Barbara Ceratti e das hostesses do The Best Jump 2013; imagem: Ivan Andrade
Amazonas dominam o podio
Amazonas dominam a prova Bradesco Private Bank, disputada na pista de grama com obstáculos de 1,30m, na manhã deste sábado e conquistaram as seis primeiras colocações dos 21 conjuntos que participaram. A vencedora foi a paranaense Jessica Carvalho de Sá, montando Nic das Cataratas, sem faltas no desempate, 35s61.A segunda colocada foi Manuela Mendes Gonçalves Motta, com Sl Space II, sem faltas, 39s49. A terceira no pódio foi a argentina Florencia Cacabello, com Puertas Maracaibo, que zerou em 41s43.
Jessica Carvalho de Sá montando Nic das Catarata
Victor Consortti Evangelista, montando Gallardo TB e com o tempo de 37s74, venceu, no desempate, a primeira prova na manhã, o Prêmio Zaffari, para cavalos novos de 7 e 8 anos, que contou com a participação de 12 conjuntos. O segundo lugar coube a Bartolomeu Bueno de Miranda Neto, com Gelinotte, sem faltas, 41s01. Em terceiro lugar chegou André Oliveira Campos Freire, montando Geisha Van Orshof, pista limpa, 41s44. Os prêmios foram entregues por Denis Alessandro Azevedo da Silva, diretor de Marketing do Grupo Zaffari e pelo presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres e do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro.
Na prova Net, na Pista de Areia, série Amador A, três amazonas venceram no desempate. O primeiro lugar ficou com Bárbara Gastal Borges Fortes, montando Paula La Cañada, sem faltas, 38s54. Em segundo lugar, Luana Germano e Chanel, que zerou em 39s10. E, na terceira posição Camila Seixas, montando Troia da Lagoa, pista limpa, 41s27. O diretor da Net Porto Alegre, Marcelo Ilha Moreira, fez a entrega da premiação.
No domingo, dia de encerramento da edição 45 do The Best Jump, que este ano recebeu a denominação CSIO 4* - W, serão realizadas quatro provas, sendo que a mais importante é o Grande Prêmio Internacional Bradesco Private Bank Cidade de Porto Alegre - prova Word Cup Qualifier -, uma de uma série de quatro que serão realizadas até o final do ano, que qualificará dois representantes sul-americanos para a Copa Mundial de Hipismo 2014, em Lyon, na França e terá obstáculos de 1,60m, na pista de grama.
O The Best Jump, que em 2013 completa 45 anos, é considerado um dos mais importantes eventos do calendário brasileiro, o concurso de saltos internacionais é promovido pela Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Equestre Internacional (FEI). Nas 25 provas de 1 a 1.60 metro a premiação total soma o equivalente a R$ 610 mil (um dos indicadores das quatro estrelas que compõe o novo nome do concurso).