No iníco da tarde do domingo, 6/10, Cesar Almeida, 51 anos, montando Vanity Imperio Egipcio, foi o vencedor do Grande Prêmio Internacional Bradesco Private Bank Cidade de Porto Alegre, na pista de grama, a 1,60m, válido como etapa seletiva da Liga Sul Americana da Final da Copa do Mundo, ranking brasileiro senior e qualificativo para os Jogos Equestres Mundiais. No percurso desenhado por Guilherme Nogueira Jorge, Almeida agora é tricampeão (2003, 2005 e 2013), igualando o feito do argentino Nestor Francisco Lambre (1976, 1977e 1990). A disputa teve transmissão ao vivo pelo Sportv e premiação de 214 mil reais.
César Almeida no alto do pódio do GP Bradesco Private Cidade de Porto Alegre; foto: Ivan de Andrade
“Foi uma emoção muito grande e uma vitória para jamais ser esquecida pelo grau de dificuldade, pela diferença em relação a segunda colocada (53 centésimos) e pelo fato de chegar ao tricampeonato do The Best Jump”, destacou Almeida, nascido no Rio, radicado em São Paulo há três décadas, que também se diz gaúcho de coração e conduziu uma égua com mais de 14 anos. “Estou sempre em Porto Alegre e aqui como em todo o Brasil tenho uma boa torcida. Dedico a vitória a Daniel Aguiar, dono da Vanity Império Eglípcio, que estes anos todos tem me apoiado e incentivado”, Cesar, já antevendo a comemoração no jantar e muitas cenouras a égua.
p
A segunda colocada foi a norte-americana Meagan Nusz, com Dynamo, pista limpa, 40s50. O brasileiro Eric Zorzetto, com Demi-Pracht, que zerou em 43,97s, ficou na terceira posição. Os prêmios foram entregues pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o prefeito em exercício, Sebastião Melo, o presidente de Honra do The Best Jump, Jorge Gerdau Johannpeter, o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni e a diretora-executiva do Bradesco, Denise Pavarina.
César Almeida e Vanity Império Egípcio,integrante do time de ouro na Copa das Nações, garante a vitória e entra para hall dos tricampeões do evento
Zé Roberto assume a liderança do ranking brasileiro senior
O GP do The Best Jump foi o sexto de nove válidos pelo Ranking de Salto Sênior 2013 da CBH. Sexto colocado no GP com Maestro St Lois, José Roberto Reynoso Filho é o novo líder no ranking da CBH com 78 pontos. O cavaleiro paulista, que na semana passada venceu o GP do Oi Brasil Horse Show e estava um ponto atrás do mineiro Sérgio Henriques Marins, assumiu a liderança da disputa e Marins é agora o vice-líder, com 74 pontos. Yuri Mansur Guerios é o terceiro colocado, com 66 pontos, seguido por Francisco Musa, 60 pontos, César Almeida, 55 pontos, e Vitor Alves Teixeira, com 43 pontos.
Ministro Aldo Rebelo aposta no esporte
“O hipismo está na raiz da história dos esportes brasileiros, é um dos mais antigos, confunde-se com a própria história dos esportes brasileiros e um dos mais tradicionais”, destacou o ministro do Esporte. Para Aldo Rebelo, as provas de saltos têm dado muitas medalhas ao Brasil em Olimpíadas. “Apesar de ainda restrito, temos o dever de disseminá-lo para que se popularize, principalmente entre os jovens. Queremos que tenham acesso aos cavalos, mesmo não sendo proprietários de animais. Isso pode ocorrer por meio de Lei de Incentivo ao Esporte e Bolsa-Atleta”, enfatizou. Para o prefeito em exercício, Porto Alegre o evento reúne pessoas de todas as classes sociais e movimenta a economia da cidade. “É um belo evento esportivo da nossa cidade”, disse Sebastião Melo.
Em sua 45ª edição, o The Best Jump 2013, que este ano recebeu a denominação de CSIO 4* – W, recebeu mais de 15 mil pessoas entre competidores, familiares e público, de mais de duas dezenas de países, nos cinco dias de provas. Para a próxima edição, deverá haver o retorno dos competidores europeus, que se somarão aos canadenses, norte-americanos, mexicanos, Venezuelanos e da América Latina.
GP Bradesco Private Cidade de Porto Alegre
Campeão Cesar Almeida / Vanity Império Egípcio – BRA – 0/0/39s07
Vice Meagan Nusz / Dynamo – 0/0 – EUA – 0/0/40s5
3º Eric Zorzetto / Demi-Pracht – BRA 0/0 – 43s97
4º Chris Sorensen / Bobby – CAN – 0/0/44s36
5º Ezequile Daponte / JR Cash 0/4/41s08
6º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St Lois – BRA – 0/4/49s63
7º Francisco José Mesquita Musa / Premiere Xindoctro Método – BRA – 0/8/45s51
8º Felipe Juares de Lima / Phinox – BRA -
9º Ben Asselin / Makavoy – CAN – 4/77s05
10º Justo Albarracín / Edu Jano – ARG – 4/80s46
Ranking brasileiro senior
1º José Roberto Reynoso Fernandez Filho – 78 pontos
2º Sergio Henrique Nves Marins – 74 pontos
3º Yuri Mansur Guerios – 66 pontos
4º Francisco José Mesquita Musa – 60 pontos
5º Cesar Almeida – 55 pontos
6º Vitor Alves Teixeira – 43 pontos