A Confederação Brasileira de Hipismo divulgou nessa quarta-feira, 9/10, os nomes dos atletas de Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE) indicados ao Prêmio Brasil Olímpico, que será realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro no dia 17 de dezembro, em São Paulo. Doda Miranda, Rodrigo Pessoa e Marlon Zanotelli disputam a premiação no Salto, Luiza Tavares de Almeida, Rogério Clementino e João Victor Marcari Oliva são os indicados no Adestramento e Márcio Carvalho Jorge, Marcelo Tosi e Serguei Fofanoff no CCE.
Os nove atletas indicados pela CBH nas três modalidades olímpicas se destacaram no cenário hípico nacional e internacional ao longo do ano. A 15ª edição do Prêmio Brasil Olímpico acontecerá no Teatro Bradesco e além de celebrar os melhores atletas de 2013, fará uma homenagem aos 50 anos da realização da primeira edição de Jogos Pan-americanos realizada no Brasil, os Jogos Pan-americanos de São Paulo, disputados em 1963.
No dia da festa de gala do esporte brasileiro serão premiados os melhores atletas do ano, no masculino e feminino, os melhores atletas de cada modalidade e outras categorias especiais. Em 2012, os vencedores do Hipismo foram Luiza Almeida, no Adestramento, Doda Miranda, no Salto, e Ruy Fonseca, no CCE. Em quatorze edições, o maior vencedor entre os atletas de Hipismo é o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, do Salto, com sete prêmios.
A escolha dos melhores atletas em cada modalidade e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor Atleta do Ano será realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte, no início de novembro. Esse voto terá peso de 50% na eleição final para os melhores do ano, depois de serem computados os votos do público pela Internet. A votação popular terá início no dia 17 de novembro e se encerrará durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico.
Fonte: MKT Mix Comunicação