O Concurso Completo de Equitação, modalidade Olímpica pertencente ao Plano Brasil Medalhas, reune as modalidades Adestramento, Cross e Salto. Atualmente vive um grande momento devido ao considerável aumento de praticantes e a proximidade de grandes eventos como Jogos Equestres Mundiais 2014 e Jogos Olímpicos no Rio em 2016.
Cientes das Olimpíadas que irão ocorrer no Brasil logo mais, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), a Federação Paulista de Hipismo e Associação Brasileira de Hipismo Rural estão trabalhando com afinco em constantes melhorias de condições técnicas para os atletas do Concurso Completo, o que implica na organização e realização de eventos de grande porte, aumentar os investimentos na formação e aperfeiçoamento de jovens cavaleiros, assim como de atletas de alto rendimento.
Atualmente a seleção brasileira de CCE está sob o comando de ninguém menos que o neozelandês Mark Todd, bicampeão olímpico e um dos maiores expoentes da modalidade no mundo. Os atletas escalados para compor a seleção brasileira continuam firmes na busca de qualificações e na formação de conjuntos vencedores.
A necessidade de trazer o sucesso dos eventos de CCE da Europa ao Brasil é um sonho que começa a tomar forma, fruto da popularização do esporte. A expectativa é por um público cada vez maior e que tenham características mais participativas, interagindo de forma direta com este esporte maravilhoso.
A realização do Concurso Completo Internacional em Barretos tem tudo para ser um divisor de águas para o CCE brasileiro, com previsões otimistas, espera-se a participação de 120 cavaleiros e um público circulante de 1.500 pessoas por dia. A competição que acontece de 22 a 24 de novembro contará com disputas em 11 categorias distintas, sendo que três delas serão internacionais, o CIC2**, CCI2** e CCI3***. O principal objetivo da prova será a preparação para o Sulamericano e os Jogos Equestres Mundiais.
O concurso será realizado no Haras Horse Cross/Haras MCJ, localizado no belo Sítio Santa Maria em Barretos/SP. A cidade faz parte da rota obrigatória do CCE brasileiro, e se tornou referência entre as cidades que pertencem ao “circuito do cavalo”. A excelente infra-estrutura do Haras Horse Cross, somada a receptividade do povo barretense colaboram diretamente para que isso ocorra. Só no ano passado Barretos recebeu vários eventos de grande importância para o Hipismo Brasileiro, entre eles o Concurso de Equitação Internacional (Prova seletiva para as Olimpíadas de Londres).
Um acontecimento de tamanha magnitude só poderia ser composto também de uma equipe de oficiais de ponta, contando com nomes como Pierre Le Goupil (FRA) e Oli Oliveira Rosa (BRA) como Course Designers, Julie Purgly (BRA), Catherine Bostock (UK) e Cristina Klingpor (SWE) como juízas e a presença mais do que especial do técnicos Mark Todd e Anna Ross, expoente mundial de adestramento. Por estas e outras razões pode-se dizer que esta é uma das provas hípicas mais esperadas dos últimos anos.
Fonte: Mirla Neves