No sábado, 2/11, 35 conjuntos que largaram na primeira passagem do GP no Concurso de Salto Nacional Copa Sítio Chuín JL em Barra do Jacuípe, no município de Camaçari, Salvador. Mais uma vez fazendo jus a condição de um dos conjuntos mais velozes do país, o paulista Rafael Ribeiro com Beef Passion Brucce Climber garantiu a vitória sem faltas 45s360, superando demais 14 conjuntos habilitados à 2ª volta do GP que teve assinatura do course-designer internacional Helio Pessoa.
Já o medalhista olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Azrael W Sanol Dog Protécnica, que já havia vencido o primeiro páreo a 1.45 metro em 1/11, emplacou na 2ª colocação, pista limpa, 47s470, por São Paulo. Em 3º lugar chegou o mineiro Rodrigo Sarmento com Tendenz, um falta, 47s470.
Na 4ª colocação aparece novamente Zé Roberto, dessa feita, montando Radiator JMen Sanol Dog Protécnica, uma falta, 47s860. Em 5º lugar chegou José Cabral Araujo Neto com MC Homer, uma faltas, 48s020, por Brasília. Na 6ª colocação aparece a amazona baiana e anfitrã do evento Lívia Mendonça Neves com Estoril Cepl JL Sítio Chuín, um derrube, 48s500.
A Copa Sítio Chuin de Hipismo chegou a sua nona edição. Trata-se da maior prova realizada numa hípica particular no Brasil. A anfitriã Lívia Neves responsável pelo evento fez questão de destacar a importância da competição. “É importante principalmente para a turma da escolinha que tem a chance de assistir cavaleiros de renome como César Almeida, Pedro Paulo Lacerda, José Roberto Reynoso dentre outros”. Ela destacou também que o intercâmbio é muito benéfico para os cavaleiros e amazonas da Bahia, além de proporcionar uma melhora no desempenho dos atletas. O tema da Copa Chuin deste ano de 2013 homenageou a Ásia, especialmente ao Japão.