superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Rio de Janeiro, Brasil: 07 de novembro, 2013: Os esportes olímpicos e paralímpicos dos Jogos Rio 2016 ganham uma representação gráfica. O comitê organizador dos Jogos lança nesta quinta-feira, dia 07, os pictogramas, uma tradição dos Jogos para definir cada esporte através de um ícone gráfico.

montagem pictogramas600



“Pela primeira vez todos os esportes olímpicos e paralímpicos estão representados. Esse é um dos nossos diferenciais na história dos Jogos”, destaca o Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

No desenvolvimento dos pictogramas paralímpicos, a equipe de designers do Comitê Rio 2016 procurou retratar a integração das diferentes deficiências dos atletas com o esporte de forma equilibrada, com naturalidade, por meio de próteses, vendas nos olhos e outras indicações.

A palavra pictograma vem do grego e do latim. Na sua origem significa “palavra pintada”. Essa identificação original foi a fonte de inspiração dos primeiros traços: a tipografia oficial Rio 2016.

Os primeiros traços foram feitos à mão, depois da pesquisa de imagem de cada esporte. Estes traços foram reconstruídos no computador com o encaixe das curvas das letras. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos foram construídos a partir dos caracteres ou de parte deles, num traço contínuo, com variações de espessura para dar a ideia de profundidade. Os seixos, que são uma característica da linguagem visual do Rio 2016, fazem o suporte dos desenhos e alteram sua forma de acordo com os diferentes movimentos dos atletas.

O trabalho foi executado em 16 meses, dos quais 5 foram dedicados à validação das 42 Federações Internacionais. No total são 64 pictogramas, sendo 41 olímpicos e 23 paralímpicos.

A aplicação permite a utilização dentro e fora dos seixos, em todas as cores. A diretora de marca fala da importância dos pictogramas para engajar o público no evento desde cedo. “O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes, ativação dos parceiros e irá marcar toda a identidade visual dos Jogos, o que inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização, nos ingressos, nos produtos licenciados, entre outros”, explica Beth Lula.


Origem do traço: Fonte Rio 2016

O projeto de desenvolvimento da Fonte Rio 2016, lançada em julho de 2012, foi uma das inovações, do programa de marca dos Jogos. O conceito tipográfico, desenvolvido pela Dalton Maag, foi inspirado nas letras e números do logotipo Rio 2016 e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas Olímpica e Paralímpica.

Baseada nas curvas do Rio, a Fonte representa elementos como o calçadão de Copacabana, que está presente nas letras 'm' e 'n' e a Pedra da Gávea, que está representada na letra 'r'. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluido que sugere o movimento dos atletas.


Equipe de Criação

O Comitê Orgnizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 optou pela montagem de uma equipe interna de design para a criação dos principais elementos gráficos dos Jogos, provavelmente um dos mais complexos projetos de design do mundo. Além dos designers, um grupo de 28 profissionais estiveram diretamente envolvidos no desenvolvimento dos pictogramas.


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 têm cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foram concluídas também quatro parcerias de nível 2 (apoiador) – EY, Sadia, Batavo e Skol. Já foi concluída uma parceria de nível 3 (fornecedor) – Nike.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm sete parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Sadia.


Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
www.rio2016.com

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
                       
 logo rocha 35            anonimo        

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.