Mais de 550 cavalos, 300 concorrentes, 10 categorias e a competição mais importante do esporte. Tudo isso de quinta a domingo, 14 a 17/11, no Concurso de Saltos Nacional de Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira no Rio que também recebe o Campeanato Brasileiro de Sênior Top. A premiação é de quase de R$ 200 mil em prêmios.
Provas com obstáculos a partir de 60 cm até 1.60 metro de altura, dois Grande Prêmios, válidos para o Ranking da CBH e Ranking da SHB e em jogo o título mais importante do hipismo nacional: o de Campeão Brasileiro, além do Troféu Perpétuo Roberto Marinho.
Atualmente, o campeão brasileiro é Francisco José de Mesquita Musa , que estará a postos novamente a partir de quinta-feira na pista Roberto Marinho para tentar defender o título. Entre outros fortes concorrentes, ele terá que vencer os irmãos Azevedo, que vieram da Europa para acrescentar mais este troféu às suas coleções, Luiz Felipe de Azevedo Filho e Luiz Francisco de Azevedo. Estão na briga também o conjunto olímpico e atual líder do Ranking da CBH, José Roberto Reynoso Fernandes e Maestro St Louis, o vencedor de diversos GPs este ano, Yuri Mansur Gueiros, além de Sergio Henrique Neves Marins, Fábio Leivas, Victor Alves Teixeira e Cesar Almeida.
Musa e Xindoctro vão defender o título de campeões brasileiros senior top ; imagem: Beatriz Cunha
Além de dois importantes concursos, o tradiconal CSN de Aniversário e o Campeoanto Brasileiro, o evento reúne ainda provas para todas as categorias do esporte. É um dos poucos torneios que permitem que os filhos pequenos também participem das mesmas disputas. Há provas ainda para amadores de todas as alturas, jovens cavaleiros e iniciantes. E nas duas semanas seguintes tem mais. De 20 a 24 de novembro a SHb também recebe outro evento tradicional que é o Concurso de Saltos Internacional válido para a Copa do Mundo, o CSI – W do Rio de Janeiro, cujo ponto alto é o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, com obstáculo na altura de 1m60.
E, de 27 de novembro a 1º de dezembro, é a vez da Pista Roberto Marinho sediar os Campeonatos Brasileiros de Masters e de Sênior Especial.
Os eventos têm o apoio de Itaú, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Osklen, Gerdau , Globosat , AD Lifestyle, Maison Du Cavalier e Casa Moreira Calçados. A entrada é franca e aberta ao público e todas as provas têm transmissão ao vivo e resultados online no site www.shb.com.br. Os GPs do Campeonato Brasileiro de sênior Top que é válido para o Ranking da CBH, no sábado e o GP de Aniversário da Hípica, domingo, serão transmitidos ao vivo pelo SporTV. O SporTV também transmitirá o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, no domingo, 24 de novembro.
Troféu Perpétuo Roberto Marinho
Um dos clubes mais antigos do Rio e o primeiro clube hípico da cidade, fundado, entre outros, por Roberto Marinho, a Sociedade Hípica Brasileira tem 54 mil metros quadrados cravados em ponto nobre da Zona Sul. Este ano, a SHB completa 75 anos e motivos não faltam para festejar em grande estilo o Jubileu de Brilhante. E como parte das comemorações, a disputa do tradicionalíssimo e cobiçado por todos os cavaleiros do Brasil, Troféu Perpétuo Roberto Marinho.
O Troféu é o prêmio do Grande Prêmio de Aniversário da Hípica, que será disputado no próximo domingo, 17/11. Ele foi instituído em 1988, quando a Hípica completou 50 anos. O jornalista e empresário que dá nome ao prêmio estava presente e premiou pessoalmente ao vencedor. O primeiro a ter a o privilégio de inscrever o nome no troféu perpétuo, que fica em lugar de destaque no clube, bem em frente às pistas, foi o jovem cavaleiro Fabio Leivas da Costa, então com 20 anos. Após 25 anos ele continua na disputa e entre os favoritos. É bom lembrar que o troféu é perpétuo porque não sai do clube. Os vencedores levam para casa uma réplica e têm seu nome gravado no mítico cavalo de bronze que simboliza o prêmio.
No ano passado, o vencedor foi Rodrigo Sarmento, que na ocasião se tornou bicampeão. Além dele, apenas Fábio Leivas, Vitor Alves Teixeira e Rodrigo Ulmann Lima ganharam duas vezes cada. Este ano, o objetivo deles é tentar o tri. Será que algum deles vai conseguir? Todos os quatro estarão na Pista Roberto Marinho no domingo com muita vontade de bater esta marca inédita.
Últimos vencedores Troféu Perpétuo Roberto Marinho
2012 - Rodorigo Sarmento
2011 – Luiz Francisco de Azevedo
2010 – Luiz Felipe de Azevedo Filho
2009 – Karina Johannpeter
2008 – Felipe Amaral
2007 – Loisse Garcia
2006 – André Miranda
2005 – João Eduardo de Carvalho
Fonte: CPC Comunicação - Christiane Paiva Chaves