Os principais atletas de Concurso Completo de Equitação do país estão reunidos no interior de São Paulo desde sábado, 8/11, para clínicas com técnico do Time Brasil, Mark Todd, e a amazona britânica Anna Ross Davies. A primeira atividade foi em Barretos e a segunda acontece até quinta-feira, 15/11, em Colina. A clínica é organizada pela Confederação Brasileira de Hipismo, com o apoio da Federação Paulista de Hipismo e da Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural, e também da Prefeitura Municipal de Colina.
O bem-estruturado Haras Cross em Barretos mais uma vez foi palco de uma clínica
Guega Fofanoff, Gustavo Pagoto, Henrique Pinheiro, Jesper Martendal, Marcelo Tosi, Marcio Appel, Marcio Jorge e Sidnei de Souza foram os cavaleiros da equipe principal de CCE que integraram a primeira clínica. Agora, Ana Paula Perracini, André Parro, Fabricio Caldas, Gabriel Cury, Jefferson Sgnaolin, Luciano Drubi e Natália Khoury são os participantes da clínica dessa semana e em seguida será a vez de Felipe Bittar, Luiz Felipe Silveira e Rafael Losano, jovens talentos das categorias de base do CCE. Além dos técnicos, a clínica conta com o trabalho de Claudia Leschonski e Julie Purgly, na organização e tradução.
Exercícios de ioga ao amanhecer com liderança de Mark Todd, bicampeão olímpico
As clínicas consistem em atividades diversas ao longo do dia como treinamento em adestramento, salto, cross country e condicionamento físico dos cavalos, além de trabalhos físicas adicionais como ioga e corrida. Todos os treinamentos são filmados para que depois possam ser analisados em grupo pelos técnicos. Mark e Anna também fazem demonstrações montados comentando os pontos essenciais para o trabalho de adestramento, incluindo assento correto, aplicação de ajudas e execução de figuras.
A série de atividades com Mark Todd e Anna Ross Davies faz parte da programação que antecede o Concurso Completo de Equitação Internacional de Barretos, entre 22 e 24 de novembro. O evento promete ser um grande marco na história da modalidade no país e são esperados 120 competidores que irão disputar onze categorias, sendo três delas internacionais. Um dos principais objetivos da competição será a preparação do Time Brasil para Sul-Americano e para os Jogos Equestres Mundiais de 2014.
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade equestre em que os participantes precisam pontuar em três provas sucessivas: adestramento, cross country e salto. Além de ser o mais completo dos esportes hípicos é também o que demanda maior preparo, tanto físico quanto técnico, do cavaleiro e do cavalo. As clínicas realizadas ao longo do ano com os técnicos internacionais são uma iniciativa da Confederação Brasileira de Hipismo para o desenvolvimento do Hipismo nacional em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte.
Fonte:MktMix Assessoria de Comunicação ; fotos: Claudia Leschonski