O jovem cavaleiro Felipe Amaral mostrou muita categoria na tarde desse sábado, 16/11, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Com apenas 23 anos desbancou cavaleiros mais experientes, incluindo três olímpicos e conquistou o título de campeão brasileiro de Salto Sênior Top 2013 com o cavalo Premiere Carthoes BZ. O vice-campeonato ficou com Yuri Mansur Guerios / First Devision e o bronze foi para Luiz Francisco de Azevedo / Trevano Santa Cecília.
O campeão brasileiro senior top Felipe Amaral com Carthoes BZ em ação; imagem: Beatriz Cu nha
A disputa começou na quinta-feira, 14/11, quando 23 conjuntos largaram em busca do título brasileiro. Nessa sábado, treze avançaram para o quarto e decisivo percurso a 1.60m elaborado por Lucia Alegria Simões. Felipe era o último cavaleiro a entrar na pista e ao longo da prova viu seus principais concorrentes derrubarem obstáculos. Quando chegou a sua vez, o jovem natural de Miguel Pereira mostrou na pista toda a elegância e tranquilidade de um campeão e terminou a prova sem nenhuma falta, garantindo pela primeira vez o título mais importante do calendário nacional.
“O meu cavalo é um guerreiro. Ele passou por cinco cirurgias no começo do ano, a maioria não resistiria a duas. Esse é o segundo concurso que saltamos na temporada e desde a sua recuperação vínhamos trabalhando pensando no Brasileiro. Quando o evento começou, nós não éramos os favoritos, mas a cada prova o Carthoes foi mostrando a sua qualidade, ele é um cavalo muito especial. Estou muito feliz com essa conquista e o título é dele também”, contou emocionado Felipe, que representa a quarta geração da família Amaral no Hipismo brasileiro.
Felipe Amaral comemora a merecida conquista; imagem: Beatriz Cunha
“O Felipe representa a nova geração do nosso esporte. Fico muito feliz com a conquista dele, que vem de uma família muito importante para a história do Hipismo nacional. Junto com o Ministério do Esporte estamos trabalhando para que cada vez mais os atletas das categorias de base façam a migração para o alto rendimento com todos os recursos necessários para disputar, e ganhar, grandes competições”, contou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.
A disputa pela medalha de prata e bronze do Campeonato Brasileiro de Saltos Sênior Top 2013 foi decidida no desempate. Ao final dos quatro percursos regulamentares, quatro conjuntos somaram 12 pontos perdidos. Yuri Mansur Guerios / First Devision, Luiz Francisco de Azevedo / Trevano Santa Cecília, Sergio Marins / Landpeter do Feroleto e Francisco Musa / Xindoctro Metodo foram para pista novamente. Yuri foi o único que conseguiu terminar a prova sem faltas. Os outros três tiveram um derrube cada um e por ter o menor tempo o carioca Luiz Francisco de Azevedo levou a melhor. Sergio Marins foi o quarto colocado seguido por Francisco Musa, que ficou com a quinta posição.
O vice-camepão Yuri Mansur com QH First Devision
Comemoração no pódio do Brasileiro Senior Top com Felipe Amaral, campeão, Yuri Mansur, vce, e Luiz Francisco de Azevedo, 3º
O GP também foi válido pela 7ª de 9 etapas do ranking brasileiro senior. Aguarde nova contagem parcial.
Resultado Campeonato Brasileiro de Salto Sênior Top 2013
Campeão Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ – 1 ponto
Vice Yuri Mansur Guerios / First Devision – 12 pontos
3º Luiz Francisco de Azevedo / Trevano Santa Cecília – 12 pontos
4º Sergio Marins / Land Peter do Feroleto – 12 pontos
5º Francisco Musa / Xindoctro Metodo – 12 pontos
6º Franciso Musa / Pia Lena JMen – 16 pontos