O Rio de Janeiro continua no centro das atenções do mundo hípico. Este final de semana, de 21 a 24 de novembro, é a vez da Sociedade Hípica Brasileira receber o CSI-W 2* - Concurso de Saltos Internacional do Rio de Janeiro, válido para a como etapa seletiva final para Copa do Mundo de Saltos que será disputada em abril de 2014 em Lyon, na França. O evento recebe os melhores conjuntos brasileiros e representantes de mais seis países, o que é um recorde, com participação de ginetes da Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai, Bélgica e Suíça.
Francisco Musa é o líder da liga Sul Americana para a Copa do Mundo e vem empatado em 2º lugar na corrida pelo ranking brasileiro senior; imagem: Beatriz Cunha
O concurso também promove uma série nacional, com provas para cavaleiros amadores e jovens nas alturas de 1.10m, 1.20m e 1.30m. Todas os percursos têm assinatura de Hélio Lemos Pessoa, que veio especialmente da Colômbia, onde está radicado, para armar o CSI do Rio de Janeiro.
Quase 400 conjuntos que vão disputar mais de R$200 mil em prêmios, a última chance de conquistar duas preciosas vagas para a final da Copa do Mundo e preciosos pontos na 8ª de 9 etapas do ranking da CBH. Depois de cinco etapas seletivas para Copa do Mundo: Sol de Mayo, Argentina (17 a 19 de maio), São Paulo, Brasil, (14 a 16 junho), Porto Alegre, Brasil, (03 a 06 de outubro), São Paulo, Brasil (17 a 20 de outubro) e El Capricho, Argentina (08 a 11 de novembro) é a vez do Rio de Janeiro, como todos os anos, sediar a etapa final da valendo duas vagas pela Liga Sul Americana para a edição 2014 da competição.
Os seis primeiros colocados no ranking do cone sul são todos brasileiros e, tecnicamente, têm chances de conquistarem uma vaga, pois a vitória vale 20 pontos e há lugar para dois, portanto, a briga vai ser boa até o final. A classificação provisória é a seguinte:
1º Francisco José de Mesquita Musa – 42 pontos
2º Cesar Almeida – 40 pontos
3º Yuri Mansur Guerios – 25 pontos
4º Sergio Henrique Neves Marins – 24 pontos
5º Eric Zorzetto – 22 pontos
6º Mario Francisco Cia Junior e José Roberto Reynoso Fernandes – 20 pontos
Já no ranking brasileiro senior a liderança está nas mãos de Sérgio Marins.A última etapa do ranking acontece no Top Riders 2013, entre 6 e 8/12, em Indaiatuba no interior paulista.
Sergio Marins – 102 pontos
José Roberto Reynoso Fernandez Filho – 93 pontos
Francisco José Mesquita Musa – 93 pontos
Yuri Mansur Guerios – 90 pontos
Cesar Almeida – 62 pontos
Adir Dias de Aberu Junior – 51 pontos
Nata jovem em pista e homenagem ao medalhista olímpico veterano Felipinho Azevedo
Além da participação dos principais conjuntos do país, o destaque é para os jovens como o novo Campeão Brasileiro de Sênior Top, Felipe Amaral, de 23 anos, vitória conquistada no último sábado, 16, e Giulia Scampini, de apenas 16 anos, a mais jovem amazona a inscrever seu nome no Troféu Roberto Marinho, disputado no domingo, 17. Embora os mais novos venham se destacando, o hipismo tem a característica de poder ser praticado em alto nível por muitas décadas. Uma comprovação desta longevidade é a homenagem que a Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade Hípica Brasileira vão fazer no domingo, antes do Grande Prêmio, ao cavaleiro veterano e medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo, que está completando 60 anos de idade em plena atividade esportiva.
E, na sexta feira, é a vez de outro cavaleiro olímpico e com participação em quatro Pan Americanos, Antonio Eduardo Alegria Simões lançar o livro “O Salto da Minha Vida”, com a história de carreira no Hipismo. A noite de autógrafos acontece no Salão Nobre da Hípica a partir das 19h00.
O evento tem o apoio de Itaú, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Osklen, Gerdau , Globosat, AD Lifestyle, Maison Du Cavalier e Casa Moreira Calçados. A entrada é franca e aberta ao público e todas as provas têm transmissão ao vivo e resultados online no site www.shb.com.br. O Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro será transmitido ao vivo pelo SporTV.
Com CPC Comunicação - Christiane Paiva Chaves