A 1ª etapa da Copa Brasileiro de Hipismo apresentando o melhor da criação nacional e geração futuro movimentou a Sociedade Hípica Paranaense, em 12 e 13/2. O torneio fez parte da programação do Curitiba Summer Tour 2013. Fazendo jus ao nome do evento, as manhãs e tardes ensolaradas foram palco de saltos espetaculares nas categorias Cavalos Novos de 04, 05, 06, 07 e 08 anos.
Em 2014 são 15 as etapas da Copa Brasileiro de Hipismo e a 2ª etapa volta a agitar o Curitiba Summe Tour em 19 e 20/2. Já a 3ª Etapa acontece na Sociedade Hípica Paulista, em 19 e 20/2, e vai distribuir 20 mil reais em espécie nas categorias Cavalos Novos de 4 a 8 anos hípicos. A premiação integral é válida somente para cavaleiros e amazonas membros do quadro social da ABCCH, na categoria Sócio-Atleta.
Veja a seguir como ficou o placar final na 1ª Etapa em Curitiba
Fape Lara triunfa na série 8 anos
Por São Paulo, Cesar Almeida saltou com Fape Lara para a vitória na série CN 08 anos, com obstáculos a 1,40m, sem faltas no desempate, 39s81. A experiente amazona Andrea Guzzo Muniz, com Xango Litchin, ficou na segunda posição e o conjunto uruguaio Martin Rodrigues e Brunotti, na terceira, ambos sem faltas, em 41s90 e 45s23.
Fape Lara apresentanda pelo medalhista pan-americano Cesar Almeida levou a melhor na série 8 anos ; imagem: reprodução facebook
LF Frisson vence na série 4 anos
Nesta categoria, os atletas tiveram que enfrentar obstáculos na altura de 1,05m. Dois representantes da Federação Paranaense subiram ao pódio: Giovanna Sobania, montando HFB Discovery, perdeu quatro pontos durante a prova e conquistou a medalha de prata, enquanto Jackson Moresco recebeu oito pontos ao guiar Quiblanc JMen e ficou com o bronze. O ouro foi para o conjunto formado pelo cavaleiro Francisco de Arruda Neto e sua montara LF Frisson Premier que completou o percurso em pista limpa, por São Paulo.
MSC Liona leva a melhor na série 5 anos
Já na prova com obstáculos à 1,15m, de cavalos com 05 anos, Cleison Botelho fez dobradinha. Campeão com sua bela égua MSC Liona, o cavaleiro de São Paulo, garantiu também a terceira posição saltando com Dom da Essência. O cavaleiro Gabriel Duarte contou com a sensibilidade e a leveza de Sweet das Cataratas para encerrar seu percurso sem cometer faltas. Sua apresentação no desempate foi rápida o suficiente para arrebatar a vice-liderança.
MSC Liona na condução Cleison Botelho rumo a vitória
Lordelanda TW vence série 6 anos
A disputa do CN 06 anos foi acirrada e decidida no desempate por questão de milésimos de segundos. Luiz Gustavo Godinho sagrou-se campeão ao montar Lordelanda TW e, em 36s06, completar o percurso sem receber penalizações. Sergio Abib Filho com Adal Corus emplacou em segundo lugar, sem faltas, 37s46. Felipe Juarez de Lima e Delano HFB registraram 37s64, sem faltas, ficando em terceiro na classificação.
Macarena Tok triunfa na série 7 anos
Lourenço da Silva com Macarena Tok venceu, sem faltas em 34s85, Guilherme Dutra Foroni montando Cassilana Jmen II zerou em 36s35 garantindo o 2º posto. O cavaleiro campeão Lourenço da Silva também emplacou em 3º, dessa vez, montando Gregory JMen. Todos por São Paulo.
Com a fonte: Assessoria de Imprensa SHPr - Afonso Westphal e ABCCH