O II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré e Expo Nelore Avaré serão palco do 1º Concurso Especial de Atrelagem 2014, evento que abrange a abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem (Maneabilidade) da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e o Derby da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat).
Rodolpho Narezzi conduz Brilho AS, do Haras dos Sonhos, animal de destaque na categoria Single (Foto: Ney Messi)
As duas disputas são atração no sábado, 22 de fevereiro, na pista de grama do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré, interior paulista. A prova de Maneabilidade, primeira do ranking do ano da CBH, acontece às 10h30, e a prova do Derby, do ranking da Abrat, às 15h00.
Fábio Roberto da Silva conduz Cagliostro e Cadmus, da Fazenda Interagro (Foto: Ney Messi)
As provas serão divididas nas categorias um cavalo (Single), dois (Parelha) e quatro (Quadra) e reúnem várias raças de pôneis e cavalos (de sela e de tração pesada).
Como são as provas
As provas de Maneabilidade e Derby têm um percurso com passagens entre obstáculos, com uma velocidade a ser cronometrada, e com penalidades por erros e faltas que viram pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso. Ambas testam a destreza e habilidade do condutor, e a obediência e treinamento do animal.
Antonio Mariano Sousa conduz a quadra da Interagro formada por Cadmus, Cagliostro, Comanche e Crispim (Foto: Ney Messi)
Na Maneabilidade se julga sobre um percurso comportando círculos, serpentina e obstáculos combinados, totalizando ao menos 12 passagens, com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo (40 cm para as atrelagens a quatro cavalos). A velocidade concedida é de 200m/minuto. Penalidades: cinco pontos por obstáculo derrubado e menos 0,5 pontos por segundo excedente do tempo estipulado.
O Derby é uma prova semelhante à de Maneabilidade, com menos obstáculos, mas que se caracteriza pela alta velocidade. Em Avaré alguns dos obstáculos serão de Maratona, aumentando ainda mais o grau de dificuldade e o espetáculo para o público.
Convidadas estrangeiras
Teresa Guzmán, do Chile, e Luisa Demarchi, da Argentina, são amazonas estrangeiras que montando cavalos Lusitanos participam da abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem. A vinda das atletas faz parte do programa de intercâmbio da CBH e da Abrat com outros países do Continente com objetivo de fortalecer a Atrelagem no Brasil.
Campeã Nacional Chilena, Teresa Guzmán vai conduzir Arges Interagro, de garanhão de criação e propriedade da Fazenda Interagro (Foto: Divulgação Abrat)
Teresa Guzmán, 29 anos, é Campeã Nacional Chilena de Atrelagem. Compete na modalidade há nove anos. Ela estará conduzindo Arges Interagro, garanhão de pelagem castanha escura de criação da Fazenda Interagro.
Luisa Demarchi, 14 anos, é da Argentina. É a primeira vez que uma amazona daquele país conduz um cavalo Lusitano em uma prova de Atrelagem. Luisa também é amazona de Salto e vai conduzir Alquimista do Top, criação de Tonico Pereira e propriedade do Álvaro Coelho da Fonseca.
Luisa Demarchi é a primeira amazona da Argentina a conduzir um Lusitano. Ela vai comandar as rédeas de Alquimista do Top, criação de Tonico Pereira e propriedade do Álvaro Coelho da Fonseca. (Foto: Divulgação Abrat)
Medalhas para o Puro Sangue Lusitano
Destaque nas pistas de Atrelagem, o Puro Sangue Lusitano será homenageado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Lusitano (ABPSL) com medalhas para os animais que se destacarem nas três categorias (single, parelha e quadra) da Maneabilidade, e ao Melhor Cavalo Lusitano do Derby.
1º Concurso Especial de Atrelagem 2014 tem organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat) e conta com apoio da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).
Mais informações pelos fones: (19) 3807-7974 e (19) 9 9715-4545 com Susana Cintra (Abrat) ou pelo e-mail: atrelagem@uol.com.br
Fonte: Rute Araújo ; fotos: Ney Messi e divulgação Abrat