A sexta-feira, 21/2, foi de muito trabalho para os Times Brasil das categorias Mirim, Junior e Young Riders que se preparam para disputar a Copa das Nações no Winter Equestrian Festival em Wellington, na Florida, nos EUA, no final do mês. O dia foi marcado pela saída da quarentena e a chegada dos cavalos a Wellington por volta das 11h30 da manhã. Após cuidados do veterinário Rogerio Saito, os cavalos foram encaminhados aos tratadores para todo o cuidado e higiene e depois para um trabalho leve de 30 minutos com seus respectivos cavaleiros e amazonas..
Dr. Rogério Saito, veterinário das equipes brasileiras, examina os animais com tudo o cuidado
À tarde, os atletas trabalharam os cavalos por mais uma hora, já preparando-os para as provas programadas, como parte do treinamento, no domingo, 23. Após o trabalho, os atletas foram junto com o treinador Caio Sérgio de Carvalho, ao lado de Nelson Pessoa, o Neco, um dos melhores treinadores de todos os tempos, assistir a prova internacional, a 1.40 metro, com participação do jovem integrante da equipe Brasil de Juniores João Victor Aguiar. Sempre competitivo e uma das principais revelações da nova geração do hipismo brasileiro, João Victor Aguiar, campeão americano junior 2012 e atualmente radicado na Europa, venceu o concorrido páreo internacional emplacando em 1º e 3º, respectivamente, com suas montarias Wamira e Quarelie, sob olhar atento de seu treinador Nelson Pessoa.
Primeira sessão de trabalhos em solo americano para os cavalos vindos do Brasil
Luis Piva observa o exame de seu cavalo
Caio Sérgio atento ao trabalho dos jovens também montou
Nesse sábado, 23, todos os integrantes dos Times Brasil vão trabalhar seus cavalos de manhã e a tarde. À noite, a nata jovem foi convocada para assistir o GP, a 1.50 metro, na pista principal do Palm Beach International Equestrian Center. "O objetivo é aproveitar a disputa como aprendizado e observar o comportamento técnico e estratégico de alguns dos melhores conjunto do mundo, sempre com importante feedback do treinador e ex-cavaleiro olímpico Caio Sérgio de Carvalho", conta Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Pedro Egoroff, integrante do time Mirim, ajuda na limpeza de seu cavalo
.
Giulia Scampini, campeã americana junior e habilitada para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014, integra o Time Junior em busca do bi na Copa das Nações em Wellington
Carolina Drummond, integrante da equipe junior
Jovens talentos e treinadores particulares atentos a chegada dos cavalos
Já na próxima 2ª feira, 24, está marcado um treino das equipes no manège do cavaleiro olímpico brasileiro Doda Miranda, com supervisão do treinador Caio Sérgio, assistido pelo Doda e o campeão olímpico de 2004 Rodrigo Pessoa e ainda como observação de Nelson Pessoa, que gentilmente se propôs a dar sua valiosa contribuição técnica aos jovens brasileiros.
Defendem o Brasil na categoria Mirim: Paulo Miranda / Larissa, Pedro Egoroff / Anton 640, Thales Marino / Balla Doze e Vittorio Burger / Cheese Z. Na categoria Junior a seleção verde amarela é formada por Alberto Bento Sinimbu / Sharapova, Bianca de Souza Rodrigues / Abernante, Giulia Scampini / Keep on Fighting e João Victor Aguiar / Wamira. Enquanto o time de Young Riders conta com Guilherme Saraiva de Moraes / Utah, Luis Antonio Piva / Zaterdag Cooper, Carolina Drummond / Opium du Breau e Anna Paula Noronha / Unique Times.
Fonte: CBH ; imagens: Luis Ruas