A terça-feira, 25/2, foi um dia cheio para os atletas dos Times Brasil das categorias Mirim, 12 a 14 anos, Junior, 14 a 16 anos, e Young Riders, 16 e 21 anos, que se preparam para a Copa das Nações da Juventude no próximo sábado, 1/3, no Winter Equestrian Festival, na Flórida (EUA).Logo pela manhã, os jovens talentos, seus treinadores e o veterinário Dr. Rogério Saito treinaram os cavalos para passar na inspeção, que libera ou não os animais, oficialmente, para a competição.
Atletas e cavalos devidamente uniformizados para a inspeção veterinária
Deu tudo certo: conduzidos pelos atletas devidamente uniformizados assim como os cavalos - com casacos e capa do Brasil e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), todos cavalos passaram muito bem na inspeção. "As equipes brasileiras foram bastante elogiadas pela disciplina e impecável apresentação, destacando-se entre os demais países", conta Constantino Scampini, diretor das categorias de base da CBH.
Os atletas conduziram seus cavalos na inspeção
Após a inspeção, cavaleiros e amazonas trabalharam seus animais, preparando-os para a primeira prova da série da Copa das Nações com início às 11h00 (horário local), com a categoria Young Riders, seguida pelas séries Junior e Mirim.
Em 2013, na primeira edição das Copa das Nações da Juventude no Winter Equestrian Festival, o Brasil conquistou ouro nas categorias Mirim, Junior e bronze na Young Riders. Em 2014 entram em pistar representantes de 14 países totalizando 90 conjuntos. Defendem o Brasil na categoria Mirim: Paulo Miranda / Larissa, Pedro Egoroff / Anton 640, Thales Marino / Balla Doze e Vittorio Burger / Cheese Z. Na categoria Junior a seleção verde amarela é formada por Alberto Bento Sinimbu / Sharapova, Bianca de Souza Rodrigues / Abernante, Giulia Scampini / Keep on Fighting e João Victor Aguiar / Wamira. Enquanto o time de Young Riders conta com Guilherme Saraiva de Moraes / Utah, Luis Antonio Piva / Zaterdag Cooper, Carolina Drummond / Opium du Breau e Anna Paula Noronha / Unique Times.
Alberto Sinimbu e Giulia Scampini, representantes da nata da nova geração do hipismo brasileira, durante treino em Wellington
Giulia Scampini, atual campeã americana junior e habilitada para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014, comentou sua expectativa para competição. "Há certo tempo temos trabalhado duro na preparação para os campeonatos internacionais. Eu vejo a Copa das Nações como mais uma chance de mostrarmos todo esse esforço e garra que está por trás e toda a união de equipe, seja de treinadores, atletas, tratadores, veterinários, inclusive, CBH", destaca a jovem atleta paulista de 16 anos. "A vitória é muito importante, até como reconhecimento deste esforço. Porém, o que mais importa agora é ter uma boa atuação de todos os atletas e seus respectivos cavalos e manter essa união de equipe para defender as cores do Brasil da melhor forma possível", finaliza Giulia.
Para Alberto Sinimbu, 16, bronze no Americano de Juniores 2013, a expectativa da equipe brasileira na Copa das Nações na Copa da Nações é muito grande. "Foi feita uma ótima preparação no Brasil e tanto os atletas como os animais estão muito bem. Após excelentes resultados no Americano e Sul-Americano 2013 na Argentina (com quatro medalhas de ouro) estamos bastante confiantes e sabendo que é um campeonato muito difícil vamos fazer o máximo para levar a medalha para o nosso país", garante o jovem talento goiano.
União faz a força
Para a top carioca Carolina Drummond, 18, integrante do time Young Riders, "as expectativas estão muito altas para Copa das Nações. Todos os atletas e cavalos do Brasil se prepararam bastante para poder ter um bom desempenho aqui com a união de todos os brasileiros. Estamos vindo mais pressionados do que os outros países pois ano passado fizemos bonito e levamos quase tudo. Acredito plenamente que vamos levar uma medalha para casa, não vai ser fácil porém somos brasileiros e não desistimos nunca. #Vamocomtudo!".
Carolina Drummond agrada seu craque
"Não são todos os países que conseguiram montar as equipes para todas as categorias.Em média teremos 7 a 8 países competindo em cada categoria, com a participação em todas as categorias somente do Brasil, USA, Argentina e Mexico. Os demais formam equipes para uma ou duas categorias", conta Scampini, que lidera a delegação ao lado do ex-cavaleiro olímpico e técnico Caio Sérgio de Carvalho.
"A noite já de volta a concentração no hotel em Palm Beach, fizemos a reunião com os treinadores e os atletas para passar as informações relativas a competição, definições técnicas e logo após foi realizado um jantar com a participação de todos os jovens, delegação ,pais e tratadores, fortalecendo a união do grupo e produzindo a boa energia para o início amanhã das competições oficiais", finaliza Constantino.
Atenção de todos durante a reunião que antecedeu o jantar
Número de representantes na 2ª Copa das Nações em Wellington
ALEMANHA : 4 conjuntos (Young Riders)
ARGENTINA:12 conjuntos (Children, Junior, Young Ridres)
BRASIL: 12 conjuntos(Childrem, Junior, Young Riders)
CANADA: 3 conjuntos (Young Riders)
CHILE: 3 conjuntos (Junior)
COLOMBIA:7 conjuntos (Children, Young Riders)
EQUADOR:9 conjuntos (Children, Junior, Young Riders)
EUA: 12 conjuntos (Children, Junior, Young Riders)
MEXICO : 12 conjuntos (Childrem, Junior, Young Riders)
PARAGUAI:1 conjunto (Junior)
PERU: 1 conjunto (Children)
REPUBLICA DOMINICANA: 4 conjuntos (Junior, Young Riders)
URUGUAI: 1 conjunto (Junior)
VENEZUELA:9 conjuntos (Children, Junior, Young Riders)
Patrocina a Copa das Nações no FTI Winter Equestrian Festival, pelo segundo ano consecutivo, a Hollow Creek Farm, proporcionado a vinda de muitos atletas com seus cavalos próprios. "Para nós é uma satisfação muito grande fazer parte dessa Copa das Nações tão inovativa e única" destaca Angel Karolyi, representante da Hollow Creek Farm, que defendeu a Venezuela em inúmeras Copas das Nações, inclusive, nos Jogos Pan-americanos 2011. "Temos orgulho em apoiar o esporte em si e nata jovem que são o futuro da modalidade salto. Não há no mundo uma competição melhor desse tipo que no FTI Consulting Winter Equestrian Festival e desejamos boa sorte a todos os competidores!"
Fonte: CBH e Equestrian Sports Production; fotos: Luis Ruas