O Brasil dominou mais uma vez as competições de Hipismo dos Jogos Sul-Americanos, no Chile. Depois de garantir o pódio 100% verde e amarelo no Adestramento foi a vez dos cavaleiros da modalidade Salto mostrarem a força do hipismo brasileiro e colorir o mastro da Escola de Equitação do Exército Cel Alberto Larraguibel, em Quillota, com a bandeira brasileira nesse domingo, 16/3. Felipe Amaral montando Premiere Carthoes foi o grande campeão com apenas 4.20 pontos perdidos. A medalha de prata ficou com César Almeida com Vanity Império Egípcio, 6,95 pontos perdidos, e o mineiro Sérgio Marins montando Landpeter do Feroleto completou o pódio brasileiro, terminando com 7,02 pontos perdidos e a medalha de bronze.
Felipe Amaral e seu Carthoes BZ rumo a vitória nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014; imagem: Wander Roberto/Inovafoto/COB
Na primeira passagem, Felipe foi o 17º cavaleiro a entrar na pista e garantiu pista limpa na primeira passagem, o que o colocou em terceiro na classificação geral para a segunda volta. César também fez zero pontos e passou a liderar a competição. Marins, com um ponto de excesso de tempo, virou em segundo e o então líder até o início das provas, o chileno Bernardo Naveillán fez duas faltas e somou nove pontos perdidos.
O duelo pelo ouro foi verde e amarelo. O jovem talento Felipe, 23, com Carthoes BZ, conjunto campeão brasileiro senior 2013, conquistou novamente uma pista limpa na segunda volta e assumiu a liderança da prova. Marins com seu Land Peter do Feroleto, campeão do ranking brasileiro senior 2013, entrou em seguida e com uma falta no obstáculo de número sete, passou a somar 7,02 pontos perdidos, que lhe renderia o bronze. Já César e sua Vanity Império Egípcio registraram uma falta no último obstáculo e com 6.95 pontos perdidos ficaram com a medalha de prata. José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Radiator fechou a competição com 18,99 pontos perdidos.
Cesar Almeida com sua Vanity Império Egípcio ; imagem: Wander Roberto/Inovafoto/COB
Sérgio Marins e Landpeter do Feroleto ; imagem: Wander Roberto/Inovafoto/COB
"Foi muito emocionante porque foi decidido no último obstáculo. Meu cavalo foi espetacular, saltou super bem e não cometeu nenhuma falta durante toda a competição. Meus pontos foram da caça e de um ponto de excesso na Copa das Nações. Foi muito bacana ver os cavaleiros do Brasil lutando pelo ouro. Nós nos reunimos na pista antes da segunda volta, traçamos a estratégia e desejamos boa sorte um para o outro. Estou muito contente com o resultado e espero que esta boa fase do meu cavalo continue na Europa", comemorou o campeão sul-americano Felipe.
"O Chile me traz sorte. Esta é a segunda vez que eu disputo um Sul-Americano aqui e conquisto o ouro. Em 2005, foi na categoria Pré-Junior, em que também fui campeão", completou o cavaleiro carioca que embarca hoje à noite de volta para o Brasil e inicia a preparação para uma temporada na Europa.
Na sexta-feira, 14, o Time Brasil de Salto conquistou a prata por equipes e a vaga para os Jogos Pan-americanos 2015 em Toronto no Canadá. "Toda a equipe está de parabéns, tanto de salto quanto de adestramento. Os resultados no Sul-Americano foram excelentes e estamos muito satisfeitos. A medalha de ouro do salto por equipe escapou por pouco, em parte pelo fato da organização ter baixado a altura da Copa das Nações. Estávamos preparados para 1,45m e 1,50. De qualquer forma estão todos de parabéns por estes resultados fantásticos nas duas modalidades", destacou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.
Resultado Final Individual Saltos:
1º Felipe Amaral / Premiere Carthoes 4,20 ptos - Ouro
2º Cesar Almeida / Vanity Império Egípcio 6,95 ptos - Prata
3º Sergio Marins Landpeter / 7,02 ptos - Bronze
Com a fonte: MKT Mix Comunicação; fotos: Wander Roberto/Inovafoto/COB