Nessa sexta, 28/3, a cidade de Espírito Santo do Pinhal, no interior de SP, será palco da segunda e última seletiva da modalidade Rédeas para os Jogos Equestres Mundiais. A prova acontecerá na Fazenda Barrinha durante o ANCR Derby e está prevista para começar às 19h. A seletiva para o Mundial é realizada pela Associação Nacional de Cavalo de Rédeas em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo e a Federação Equestre Internacional.
A primeira seletiva aconteceu durante o Super Stakes no final de outubro do ano passado. Para classificação dos conjuntos valerá a soma dos resultados das duas classificatórias. As competições de Rédeas no Mundial acontecem em 25 e 26/8 com a disputa por equipes e a corrida pelo título individual em 28 e 30/8.
Os Jogos Equestres Mundiais acontecem entre 23 de agosto e 7 de setembro na Normandia, na França. A competição reúne todas as modalidades chanceladas pela Federação Equestre Internacional: Adestramento, Salto, Volteio, Atrelagem, Enduro, CCE e Rédeas.
Rédeas é a única prova "western" que faz parte da Federação Equestre Internacional. Numa competição da modalidade, o cavaleiro cumpre um dos nove percursos existentes, preestabelecidos, em que estão inclusas as seguintes manobras: esbarros, spins (giros de 360º sobre os posteriores), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180º graus, saindo a galope), mudança de mão, galopes em linha reta e em círculos e recuos. O animal deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O conjunto é julgado nos seus movimentos, qualidade nas figuras do percurso e atitude.
Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação