Durante a Assembléia Geral Extraordinária da Federação Equestre Internacional (FEI), em 29/4, na sede da entidade em Laussane na Suíça, 103 representantes de Federações votaram a favor da possibilidade de um terceiro mandato de quatro anos consecutivo de um presidente. Três votaram contra e não houve abstenções.

Com isso, a atual presidente, Princesa Haya, deve se recandidatar a um terceiro mandato de quatro anos na eleição em dezembro de 2014. Até o momento não se tem conhecimento oficial de outro candidato ao cargo. Prazos para as candidaturas serão definidos em junho.

haya 630

A princesa Haya, presidente da FEI, durante a Assembleia da FEI em 29/4; imagem:  Germain Arias-Schreiber/ FEI

Os representantes das Federações também votaram a favor de o terceiro mandato se extender aos membros dos departamentos da FEI. Em setembro de 2013, a princesa chegou a anunciar que não seria candidata e que gostaria da volta dos mandatos de dois anos. Mas as coisas mudaram.

A princesa da Haya se ausentou durante as discussões que antecederam a votação e ficou bastane emocionada com o resultado.

“Sempre senti que quando se dá responsabilidade às pessoas e votos de confiança elas têm a oportunidade de ter sucesso na vida. É isso que vocês sempre me deram. Não tenho palavras para descrever a minha emoção, é uma grande honra poder me candidatar a um terceiro mandato", declarou Haya, muito ovacionada.

Quando Haya assumiu a presidência após sua eleição em 2016, ela propôs a limitação de duas gestões de quatro anos. Antes o período era de dois anos com possibilidade de reeleição ilimitada. Embora a votação tenha aberto a possibilidade uma terceira gestão, a limitação de mandatos, agora três, segue em vigor.

Com fonte e foto: FEI