A capital federal é a sede da Copa JK de Salto que também recebe a terceira etapa das seletivas nacionais para o Campeonato Americano e Sul Americano da Juventude que será disputado em outubro na cidade chilena de Santiago. A Sociedade Hípica de Brasília recebe entre 23 e 25/5, 100 conjuntos divididos nas categorias: mirim (35), pré-júnior (40) e júnior (25). Dez conjuntos de cada categoria irão ao Chile.
O concurso no Distrito Federal é o primeiro com a participação de cavaleiros e amazonas que estiveram presentes tanto na primeira etapa, em Florianópolis, quanto na segunda, uma semana depois em Natal, ambas em abril. A quarta e última seletiva da primeira fase será na Sociedade Hípica Paulista, de 13 a 15 de junho. A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) exige participação mínima em duas etapas, além da disputa obrigatória do Campeonato Brasileiro em julho, em Florianópolis (mirim) e Curitiba (pré-junior e júnior). Os concorrentes da categoria young rider não disputam a 1ª fase de seletivas, somente o Brasileiro também em julho em Curitiba.
A premiada amazona brasiliense Samantha Tiveron está entre os candidatos a uma vaga na equipe pré-junior
"Esta seletiva de Brasília terá um nível técnico muito bom, uma vez que os cavaleiros que obtiveram bons resultados nas em Florianópolis ou Natal, buscam repetir a mesma performance anterior para garantir o resultado na primeira fase, sem a obrigação de fazer resultado na última seletiva, em São Paulo" analisa o diretor de Salto da CBH, Caio Sérgio de Carvalho, também técnico da equipe jovem de alta performance da entidade.
O top pernambucano Paulo Miranda mais uma vez é forte candidato a equipe mirim
Nas duas primeiras etapas, pelo desempenho que tiveram, alguns atletas começaram a encaminhar a classificação para o Americano. Na categoria mirim os destaques foram: Filipe Risi, Giovana Lara, Pedro Egoroff, e Marcelo Gozzi, por São Paulo. Paulo Miranda, Felipe Piza de Toledo de Lorenzo, Giovana Mota e Henry Hardman vem bem representando o Norte/Nordeste, enquanto a catarinense Gabriela Berger foi a mais eficiente amazona do Sul.
Na categoria pré-júnior, estão disputando a vaga, os paulistas: Vitória Mendonça, Isabela Piovesan, Lucas Teixeira Lima, Rodrigo Marchesi e Nicole Margeotto, os brasilienses: Siew Chiang e Samanta Tiveron, a gaúcha Laura Rait e o carioca Pedro Backheuser. O projeto "Categorias de Base" da CBH é incentivado pelo Siconv (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte) e pelos recursos da própria Confederação.
A paulista Patsy Zurita forte candidata a uma vaga na equipe Junior
Os paulistas Rafael Moderno, Bianca Rodrigues, Patsy Zurita e Claudio Melo lideram a júnior, ao lado dos brasilienses, Gabriel Gomes, Gilberto Haragushi Jr, Yuri Borges e Luiggi Gracindo. Na mesma condição, encontram-se o goiano Alberto Sinimbu, a catarinense Maria Vitória Ludwig e os mineiros Pedro Carvalho Moura e Felipe Lacerda.
O paraibano Henry Hardman: candidato a uma vaga na equipe mirim
Hegemonia no continente - No Campeonato Americano de 2013, a equipe jovem de alta performance em Salto, da CBH, brilhou em Rosário, na Argentina. O Brasil conquistou o ouro nas quatro categorias possíveis e ainda levou mais três pratas. No individual júnior, Giulia Scampini e João Pedro Scafuro ficaram com a medalha de ouro, assim como Laura Rait na mirim e Guilherme Saraiva na young riders.
Com Ary Pereira Jr. - ZDL Comunicação; fotos: Luis Ruas e Leandro Bryner