O Complexo Esportivo de Deodoro, palco das provas de Hipismo nos Jogos Olímpicos de Rio-2016, recebeu no último final de semana, entre 23 e 25/5, mais um Concurso Nacional e Internacional de Adestramento. O evento foi palco da última prova qualificativa da modalidade para os Jogos de Equestres Mundiais da Normandia, que acontece em agosto, e contou com a participação dos principais atletas brasileiros.
Na sexta-feira, 23/05, a principal prova foi o Grand Prix FEI, qualificatoria para os Jogos Equestres Mundiais. O vencedor foi o jovem talento João Victor Marcari Oliva com Signo dos Pinhais, que com 66,91% de aproveitamento conquistou o seu segundo índice para a principal competição de Hipismo. A nota mínima necessária era 64% com um dos dois juízes internacionais nível olímpico que integravam o júri do evento. No início de junho João Victor segue para a Alemanha, onde vai montar com Norbert van Laak, seu treinador internacional.
João Victor Oliva com Signo dos Pinhais em ação no picadeiro no Complexo Esportivo de Deodoro, palco dos Jogos Olímpicos Rio 2014
O segundo colocado foi Pedro Tavares de Almeida / Toleirão da Broa, com 64,12%, que também fez o primeiro índice de qualificação, seguido por Pia Aragão / Vade-Mecum Interagro, com 62,42%.
Outros quatro conjuntos: Luiza Almeida / Pastor, Pedro Almeida / Samba, Manuel Almeida / Viheste AR e Edneu Senhorine / Xaparro do Vouga - que há haviam conquistado o mínimo de dois índices - já enviaram seus cavalos para Europa onde também seguem com a preparação até a escalação definitiva para o Mundial.
Nas provas de sábado, 26/05, o vencedor da série Intermediária I foi o João Paulo dos Santos / Veleiro TOP com 69,44%. Em segundo lugar chegou Rogério Clementino / Zodiac dos Diamantes, com 67,86%, seguido por Alexandre de Oliveira / Rendsgaards Lathago, com 67,10%.
No Grand Prix Especial o vencedor foi João Victor Marcari Oliva / Signo dos Pinhais, com 67,95%, e na segunda posição chegou Pedro Tavares de Almeida / Toleirão da Broa, com 64,14%.
João Oliva, campeão sul-americano 2014 e que garantiu duas vitórias no 3º Internacional no Rio, com a juiza holandesa Francis Verbeek-Von Roy
Rogério Clementino, com Zodiac dos Diamantes, venceu a prova de domingo, 25/05, Freestyle Intermediária I com 71,70% de aproveitamento. Em segundo lugar ficou João Paulo dos Santos / Veleiro Top, com 70,85%, e Alexandre Vieira / Xerife dos Diamantes ficou em terceiro lugar com 67,95%. No Grand Prix Freestyle Pia Aragão, com Vade-Mecum Interagro foi a grande vencedora com 63,37%, e Rogério Clementino / Bravissimo ficou em segundo lugar com 63,05%.
O grupo de concorrentes da série Internacional com os juizes em clique para posterioridade
Pela categoria Young Riders, o destaque do final de semana foi Antonio Victor Oliva com Xerife do Top.
Antonio Victor Oliva com Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, e o juiz internacional francês Alan Franquelle
A competição em Deodoro foi a última de uma série de três que deram início às observátorias para a formação da equipe de Adestramento dos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, que acontece entre 23 de agosto e 7 de setembro, e dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.
Resultado Internacional - 23/5
Resultado Internacional - 24/5
Resultado Internacional - 25/5
CBH com MKT Mix Comunicação ; fotos: Ricardo Monteiro