No domingo, 6/7, teve decisão no Campeonato Brasileiro de Salto da categoria Mirim (12 a 14 anos), disputado a 1.25 metro, no Joinville Country Club (SC). Ao final somente o cavaleiro paulista Marcelo Gozzi com Deuly Z se manteve zerado após as três provas com um total de percursos e com 100% de aproveitamento.
Marcelo Gozzi comemora no alto do pódio com seu instrutor Fábio Rodarte
Assim Marcelo, de 13 anos, campeão do ranking brasileiro pré-mirim 2013 e aluno do cavaleiro Fábio Rodarte, que também estava entre os cavaleiros zerados na 1ª fase de seletivas rumo ao Americano da categoria Mirim vem com tudo para integrar a equipe brasileira no evento que acontece entre 7 e 12/10, em Santiago, no Chile. (Em breve será divulgada a lista completa de convocados.)
Marcelo Gozzi e Deuly Z tiveram 100% de aproveitamento na conquista do título de campeão brasileiro mirim
Participaram da grande final do Campeonato Brasileiro os 50 % melhores totalizando 24 conjuntos. Desses 11 garantiram duplo zero falta nos dois percursos distintos idealizados por Vailton Jaci Cordeiro sagrando-se vencedores da prova. Já outros sete talentos fecharam a 3ª prova com apenas 4 pontos perdidos e voltaram a pista para o desempate que decidiu a formação do pódio final.
Com uma atuação perfeita o paulista Thales Gabriel de Lima Marino, campeão brasileiro mini-mirim 2011, levou Quadrille du Quick conquistou o vice-campeonato com pista limpa na excelente marca de 31s38.
Thales com Quadrille du Quick: vice-campeão brasileiro mirim
Também por São Paulo, João Victor de Paula França com Viollette, fez pista limpa, em 32s08, garantindo a medalha de bronze. O 4º posto ficou com André Moura com ACL Miss Mirage, por Minas Gerais, sem fatlas, 44s16.Completaram o placar o paraibano Henry Hardman montando Ravell Vila Fal, sem faltas, 34s38, seguido pelo paulista Pedro Malucelli Egoroff com seu 640, um derrube, 32s01.
Os campeões brasileiros da categoria mirim comemoram no pódio
Em entrevista ao Jornal Diário Catarinense, Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das equipes de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o evento mostrou alto nível técnico dos competidores.
"Já era um nível esperado porque vimos a qualidade dos mirins nas seletivas para o Americano que ocorreram nos primeiros meses do ano. Também foi um evento muito bem organizado e disputado, com boa participação do público", avaliou.
Em breve a CBH divulgará a lista completa de convocados para Campeonato Americano Mirim, Pré-Junior e Junior e Sul Americano de Young Riders, entre 7 e 12/10, no Chile. Até o momento somente o processo seletivo da categoria Mirim terminou. Jovens talentos das categorias Junior e Pré-junior disputam o Brasileiro entre 8 e 12/7 na Sociedade Hípica Paranaense que entre 16 e 20/7 também recebe o Brasileiro de Young Riders.
Fonte: CBH - Carola May ; fotos: Grace Carvalho